05/01/2018 Jéssica Gracino

Certificação CTFL – Um esforço que vale a pena

Conquistar a certificação CTFL é uma meta desafiadora por si só. Pessoalmente, 2017 foi um ano de grandes desafios: me tornei mãe. Mesmo ainda desejando muito essa conquista profissional, pensei em desistir por achar que seria impossível estudar diante da minha nova rotina. Porém, me incomodava saber que não tinha atingido essa meta, então resolvi buscar a certificação!

Neste artigo, pretendo mostrar que é possível estudar e conquistar também sua certificação, mesmo tendo pouco tempo disponível. Contarei um pouco sobre como foram meus estudos para a certificação CTFL.

Você encontrará:

  • O que é a Certificação CTFL
  • Quais os benefícios dessa certificação
  • Materiais e dicas de estudo

Confira!

O que é a Certificação CTFL (Certified Tester Foundation Level)

A CTFL é a primeira prova para quem quer se tornar um profissional certificado em teste. Ela é o nível fundamental, necessária para alcançar as demais certificações como CTFL – AT (Agile tester), CTAL, CTFL – MBT, entre outras.

Quem pode se certificar?

Essa certificação está disponível para qualquer pessoa envolvida em teste de software. Isto inclui pessoas em funções como testadores, analistas de testes, engenheiros de teste, consultores de teste, gerente de teste, usuário que realiza teste de aceitação e desenvolvedores de software.

Benefícios – valor agregado para você e para a empresa!

Para testadores certificados, o conhecimento adquirido ao estudar para o exame se torna um diferencial. Aprendi muitas coisas novas ao estudar e hoje consigo aplica-las dentro do projeto, como por exemplo as técnicas de modelagem de teste, já que o software sempre terá defeitos, portanto, é de responsabilidade do testador encontrar esses defeitos e para isso é importante saber qual técnica se adequa mais para avaliar a performance, usabilidade e confiabilidade do software.

Para a empresa, ter um time capacitado e de alto nível é uma grande vantagem, pois a torna mais competitiva diante das demais organizações e traz um diferencial para os clientes.

Materiais que indico para estudo

Para a prova é muito importante ler o Syllabus, que forma a base de conhecimento para a qualificação. O Syllabus está disponível gratuitamente aqui.

Para complementar os estudos, fiz um treinamento da TI Exames: curso Fundamentos do Teste de Software – Preparatório para o exame CTFL.  O curso tem uma carga horária de 24 horas e possui vários simulados e dicas que ajudam muito na realização do exame. Veja mais informações sobre o curso aqui.

Dicas

– Faça o simulado do site do BSTQB. Para isso, é necessário criar um cadastro.

– Fique atento no calendário de inscrição e realização da prova.

– Leia atentamente o guia do candidato.

– Se possível, crie um grupo de estudos com as pessoas interessadas em tirar a certificação.

Conclusão

Foi muito gratificante concluir essa meta na minha carreira, me tornei mais capacitada para exercer minha função como analista de teste.

Me sinto orgulhosa de trabalhar em uma empresa que incentiva os colaboradores a sempre buscar a excelência e com pessoas capacitadas, tornando nosso time de alto nível.

Boa sorte a quem busca a certificação, não é fácil, exige dedicação, mas vale muito a pena.

 

 

Comentários

comentários

Tagged:

Sobre o autor

Jéssica Gracino Jéssica Laverde Gracino é analista de testes na DB1 Global Software. Possui 5 anos de experiência em desenvolvimento de software, é graduada em Sistemas para Internet pela UniCesumar e agora possui a certificação CTFL (Certified Tester Foundation Level).