07/11/2017 Comunicação DB1

Desenvolvimento com fábrica de software vai além do menor preço

No desenvolvimento com fábrica de software, será que contratar quem oferece o menor preço é a melhor saída? Pode ser que sim, se você não valorizar a qualidade. Mesmo que você considere que seu projeto é algo simples (que não pode ser sinônimo de mal feito), deixar de lado a experiência de qualidade significa tempo, dinheiro e trabalho perdidos.

Por isso, olhe os diferenciais! Você pode avaliar se a fábrica de software oferece valor agregado mesmo antes de fechar negócio. Veja abaixo o que esperar de uma fábrica e como você pode contribuir para que o projeto seja um sucesso!

Aderência ao negócio

Se a fábrica de software não sabe o que o cliente espera do produto, o resultado tende a ser catastrófico.

Veja se a fábrica propõe visitas e se disponibiliza a fazer as reuniões necessárias para entender sua empresa, suas necessidades e a finalidade do software.

Entender a expectativa e mostrar a realidade

O que é possível e o que não é possível? Qualidade não é discutível em nenhuma hipótese, uma fábrica profissional não aceita práticas duvidosas que comprometam a entrega e a verdadeira solução do problema.

O desenvolvimento com fábrica de software precisa ser transparente e pontuar situações de risco.  Você gostaria de ser avisado antes de algo dar errado, não é? Então procure sempre uma fábrica que exponha todos os cenários e saiba medir riscos com antecedência. Isso é questão de confiança, credibilidade e segurança!

Exemplos de risco: volumetria e escalabilidade

A volumetria se refere ao número de informações dentro do sistema, e a escalabilidade mostra o quanto esse software pode crescer.

Imagine um prédio de 5 andares. A volumetria seria a avaliação de quantas pessoas esse prédio comporta. A escalabilidade observaria se a arquitetura aguenta crescer mais 5 andares. Ambas as informações impedem que medidas imprudentes sejam tomadas, prevenindo riscos.

Propor novos modelos de trabalho além do tradicional

E se a fábrica fizesse um protótipo do seu sistema logo no início da documentação? O desenvolvimento com fábrica de software não precisa ser engessado e sempre seguir o modelo tradicional. É importante que se tenha uma visão do projeto, não apenas do produto final. Então, valorize propostas criativas que beneficiem seu projeto!

Conheça a fábrica, os processos e os times

Sinergia entre fábrica e cliente

A fábrica de software não é só um contratado, faz parte do seu time! O contato pode ser online ou presencial, o importante é que sua empresa, seu time de desenvolvedores e a fábrica tenham uma sinergia durante o projeto. Não pense que apenas empresas grandes podem ter proximidade com o cliente e entregar uma experiência de compra de qualidade. Por vezes, as menores têm mais facilidade para isso. Lembre-se: não depende só da fábrica, leve a parceria ao pé da letra.

Proponha desafios.

Já comentamos sobre como é interessante que a fábrica de software proponha modelos de negócio diferentes, mas o cliente também pode criar desafios!

E se, por exemplo, você precisar que todo o atendimento seja apenas online? Será um grande teste da capacidade de comunicação e suporte da fábrica.

Acompanhe os indicadores, já que eles oferecem um melhor entendimento da experiência da fábrica, mostrando se a qualidade prometida está sendo medida. Olhe também certificações, da fábrica e do time! Esse conhecimento dará a visão de como o projeto vai rodar.

Conheça os processos e os times que monitoram a qualidade. Não converse só com a área de produção, mas com todos os envolvidos!

Cases de Insucesso também importam!

Nem só as coisas boas dizem o bastante sobre uma empresa. Questione sobre problemas de projetos passados, sempre buscando entender como a fábrica resolveu cada um deles. Ligue para outros clientes dessa fábrica e pergunte também sobre situações que fugiram do controle e como foram contornadas. O melhor não é colocar uma pedra acima dos problemas, mas removê-la!

 

Não se esqueça do consumidor final

No fim, é o usuário que sente as consequências do projeto. Por isso, tudo o que foi dito até aqui deve sempre levar em consideração como impactará o consumidor final. A Experiência do Usuário (UX) é de extrema importância, especialmente quando se trata de um sistema para mobile! Pense só: quem é acostumado com IOS não deseja utilizar algo que pareça mais um Android, e vice-versa.  Imagine todo o trabalho em equipe sendo jogado fora por um erro assim.

Um projeto de sucesso não visa só números, mas sim a melhor solução possível para o usuário! Temos certeza que se atentando a tudo que foi comentado nesse artigo, você saberá escolher a melhor fábrica para fazer parte do seu time e, assim, trabalharem juntos pela qualidade do sistema.

O que achou? Tem alguma sugestão sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 

Tagged: , ,

Sobre o autor

Comunicação DB1 A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, atua há 17 anos no mercado de tecnologia da informação, com softwares e serviços de desenvolvimento para empresas de médio e grande porte. A DB1 é a única empresa de tecnologia do Brasil com certificação MPS.BR nível A, possui certificação internacional CMMI-DEV nível 3 e figura há sete anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Seu Futuro é o nosso compromisso”, a DB1 se compromete com entregas de impacto e com qualidade para transformar o futuro de empresas e pessoas.