26/04/2017 Jasper Perrú

Experiência de compra no varejo online

Com o aumento da oferta de serviços e produtos das mais diversas categorias os consumidores buscam cada vez mais empresas que proporcionem maior conforto e praticidade na hora da compra, esses atributos são imprescindíveis para fidelizar um consumidor, e isso também é um grande diferencial para empresas que realizam suas vendas online.

A experiência de compra pode ser tida como uma das coisas mais importantes no mundo das vendas. Muitas pesquisas já demonstram que entregar uma boa experiência para os possíveis consumidores tem um impacto grande na decisão deles de comprar ou não algum produto de uma empresa.

Um estudo realizado no ano passado pelo especialista em experiência de compra no e-commerce e fundador do PGeC – Planejameto e Gestão em e-commerce, João Leão, buscou analisar diversos indicadores para avaliar a experiência de compra em grandes e-commerces brasileiros.

Entre os principais fatores analisados estavam: facilidade de compra, atendimento ao cliente, entrega e embalagem. Além disso todos os produtos foram devolvidos para que João entendesse como funciona a logística reversa no processo de compra online.

Alguns dos resultados mais impactantes foram:

– 40% das lojas ainda não possuíam versão mobile responsiva

– Apenas 14% ofereciam 1 click checkout e apenas 4% disponibilizavam o guest checkout

– 55% das lojas possuíam chat online e 31% apresentaram algum erro ou estavam off-line

– 48% das lojas não auxiliaram na resolução de um problema

– 86% dos pedidos chegaram dentro do prazo, porém 42% das devoluções apresentaram alguma dificuldade.

-11% das lojas enviaram algum brinde ou cupom promocional

A pesquisa completa pode ser vista no site www.experiencianoecommerce.com.br

Os e-commerces estão começando a perceber a importância da uma boa experiência de compra e esses números nos mostram que as empresas que focarem nisso com certeza estarão apresentando um diferencial para seus consumidores e irão se destacar da concorrência.

Hoje fica clara a mudança pela qual os consumidores vêm passando, todas as facilidades que a internet trouxe e o aumento da presença das mídias sociais no dia a dia das pessoas fizeram com que o compartilhamento de informações e opiniões sobre serviços e produtos, atendimento e experiência de compra fosse possível. Quanto mais as empresas souberem sobre seus consumidores, melhor conseguirão atendê-los e melhor será a experiência de compra.

Sobre o autor

Jasper Perrú Jasper Perrú é gerente de produtos da DB1 e possui dez anos de experiência em projetos focados em performance e competitividade para clientes que desejam se estabelecer como os melhores do mercado.