16/08/2017 Comunicação DB1

Maringá e DB1: escolhas pra quem busca qualidade de vida

Maringá, cidade de 403 mil habitantes do noroeste paranaense, já é a escolha de muitas pessoas de outras cidades e estados quando o assunto é qualidade de vida. Ter mais tempo para acompanhar o desenvolvimento dos filhos, para praticar atividades físicas e o trajeto descomplicado para trabalhar são alguns destaques. Uma matéria do Valor Econômico trouxe alguns fatores sobre o estilo de vida maringaense, que justificam essa qualidade e preferência.

Para empresas que buscam profissionais de fora, como é o caso da DB1 Global Software, essa admiração pelo estilo de vida maringaense traz ótimas oportunidades de novos colaboradores. Fundada em Maringá em 2000, a DB1 afirma que “90% dos colaboradores levam menos de 30 minutos para chegar ao trabalho”, e que “17 parques estão distribuídos pela cidade, ideais para aquela corrida no fim da tarde”. Além de outras vantagens como o custo de vida em comparação às capitais.

Ilson Rezende, CEO e fundador da DB1 Global Software e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), contribuiu para a matéria com sua visão da cidade e sobre os planos para o futuro maringaense.

Ilson é um fã do estilo de vida maringaense. Formado em processamento de dados na Universidade Estadual de Maringá e filho de agricultores, passou seis anos afastado da cidade mas retornou pela possibilidade de empreender e ter esse estilo de vida contagiante, popularmente conhecido como “maringaísmo”.

Maringá, de apenas 70 anos, exibe resultados admiráveis:

  • 1º lugar no ranking geral de melhor gestão do dinheiro público;
  • 8º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb);
  • 2º lugar em infraestrutura e sustentabilidade;
  • 5º lugar em serviços de saúde, segundo ranking elaborado pela consultoria Macroplan com base em dados de 2015.

Origem do nome

Nomeada em referência à famosa composição de Joubert de Carvalho, “Maringá” fala da beleza de uma retirante de olhos verdes, que fugiu da seca e deixou saudades. A música obteve grande sucesso nos anos 30, e era especialmente muito cantarolada na região pelos trabalhadores, conhecidos como “machadeiros”. Daí a alcunha de “Cidade Canção”. Maringá também é apelidada de “Cidade Verde”, graças ao planejamento urbanístico que preserva a flora da cidade: Maringá é uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

A melhor cidade!

Vale também destacar que Maringá foi considerada pelo estudo da consultoria Macroplan a Melhor Grande Cidade do Brasil. A conclusão se deu a partir de uma análise dos municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Veja a matéria completa da Exame. http://exame.abril.com.br/brasil/o-ranking-do-servico-publico-nas-100-maiores-cidades-do-brasil/

Cooperativismo e iniciativa privada

Ilson comenta: “Quando eu morava na roça, notava que quando um terminava a colheita, ia ajudar o outro. Ninguém tinha funcionários”. Assim, a cidade planejada é também uma cidade de espírito cooperativista. Este espírito é representado por empresas como a Cocamar (uma das maiores cooperativas agropecuárias do país) e pelo Sicoob (sistema cooperativo de crédito).

A influência privada também é forte: Nada acontece em Maringá sem que a Associação Comercial de Maringá (Acim) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) participem ativamente da decisão. “Tudo o que a prefeitura vai fazer se discute com o Codem”, diz o prefeito Ulisses Maia.

Ilson Rezende diz que o movimento natural nas últimas décadas tem sido o de a administração pública acatar o plano privado. “Nós chamamos o candidato, ele assina, em cartório, e inclui o plano do Codem no plano de governo. O compromisso dessa gestão é entregar o nosso Ideb em 7,8”. O Codem monitora 47 indicadores e metas que os prefeitos se comprometem a entregar.

Assim é Maringá: Acolhedora e promissora. A DB1 Global Software tem grande orgulho de pertencer à cidade e perpetuar o “maringaísmo”!

Veja a matéria completa do Valor Econômico: http://www.valor.com.br/brasil/5069844/cidade-cancao-maringa-quer-ser-lider-em-estilo-de-vida

Tagged: ,

Sobre o autor

Comunicação DB1 A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, atua há 17 anos no mercado de tecnologia da informação, com softwares e serviços de desenvolvimento para empresas de médio e grande porte. A DB1 é a única empresa de tecnologia do Brasil com certificação MPS.BR nível A, possui certificação internacional CMMI-DEV nível 3 e figura há sete anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Seu Futuro é o nosso compromisso”, a DB1 se compromete com entregas de impacto e com qualidade para transformar o futuro de empresas e pessoas.

Comentários (1)