07/02/2018 Vinicius Carvalho

Bora palestrar? 10 motivos para você palestrar no TDC

Palestrar é uma experiência única. Ano passado tive a oportunidade de palestrar pela primeira vez em um evento nacional, o “The Developers Conference”, ou para os íntimos, TDC. Foi uma ótima experiência. Estava ansioso para começar o ano, saber as datas e me preparar para submeter palestras nos eventos de 2018.

O TDC ocorre três vezes ao ano. O primeiro evento em Florianópolis (4 dias), o segundo em São Paulo (5 dias) e o último evento do ano em Porto Alegre (4 dias). É um dos maiores eventos de desenvolvimento de software que engloba quase todas as áreas, além de permitir que qualquer profissional submeta palestras.

Pensando em convidar outras pessoas para ir palestrar esse ano, eu listei 10 motivos para você ir palestrar no TDC, além de ganhar muitos adesivos, canecas e camisetas!! 🙂

1 – Oportunidade de fazer networking… e muito!

Grupo de pessoas reunidas networking

Participar de qualquer evento é ótimo para fazer networking. Participar de um evento com pessoas do Brasil inteiro é excelente. Mas participar de um evento nacional como palestrante é excepcional. Muitas pessoas vêm lhe procurar por ter assistido uma palestra sua, outras te procuram para saber mais sobre o assunto que você palestrou.

É um excelente momento para aumentar a rede de contatos. Você terá a oportunidade de conhecer profissionais tanto de grandes empresas como de startups de Norte a Sul do país. Por isso não esqueça de levar seu cartão visitas.

2 – Mostre o seu trabalho e da sua empresa

Visibilidade do trabalho e reconhecimento de marca

O LinkedIn é uma ótima prateleira para mostrar as coisas que você já fez ou faz. Mas ir até um evento e mostrar a sua “cara” e as coisas que você faz e já fez, é uma das melhores maneiras de mostrar que você existe e ser reconhecido.

Além de mostrar o que você faz, você pode mostrar o que a sua empresa faz de legal. Isso pode ser um convite para outros profissionais conhecerem a sua empresa e até se candidatarem para vagas em aberto.

3 – Palestrar é questão de prática. Pratique!

Menino praticando canto ou palestrando

Palestrar é uma questão de prática, quanto mais você executar, mais confortável e melhor você ficará. Mesmo aquelas pessoas que são excelentes oradoras e possuem o dom de falar em público precisam praticar suas palestras. Participar de eventos como TDC é uma ótima oportunidade de pôr em prática, tanto sua palestra quanto falar em público.

Particularmente, falar em público sempre foi um desafio para mim. Sempre gostei de palestrar e aprender com isso e a cada palestra é um desafio diferente. Mas cada palestra e cada vez que eu me desafio, sinto que estou melhorando. O legal é sempre pedir feedback das pessoas que estão assistindo a sua palestra para que você possa sempre estar evoluindo. Então, desafie-se!!!

4 – Compartilhe conhecimento

Pessoas em computadores compartilhando conhecimento

Umas das formas mais eficientes de aprender algo é ensinando ou compartilhando o conhecimento com outras pessoas. E para palestrar, você precisa aprender para transmitir o conhecimento, tem que aprender sobre o tema para responder as dúvidas após a palestra e também para conversar sobre o assunto logo depois. É um ciclo enriquecedor, pois além de compartilhar o conhecimento com outras pessoas, você irá aprender em dobro. E nada é mais satisfatório do que saber que você contribuiu com o aprendizado de outras pessoas.

5 – Conheça novas formas de fazer algo que você já faz

Tela de programação

Em um evento com tantas palestras dos mais diversos temas, possivelmente você se deparará com outros palestrantes falando sobre assuntos de atividades que você executa no dia-a-dia, só que de maneiras diferentes. É uma oportunidade para você aprender diferentes e, às vezes, mais eficazes formas de fazer algo que você já faz.

Sempre estamos pensando na melhoria contínua de nossos processos. Mas é comum ficarmos algum tempo pensando em como melhorá-los e por muitas vezes podemos ter dificuldade. Estar em um evento com outros palestrantes é uma oportunidade de trocar figurinha sobre esses assuntos e conhecer outros pontos de vista das mais diversas realidades.

6 – Conhecimento em forma de palestras

Palestra como forma de conhecimento

O TDC tem em média mais de 450 palestras, mais de 40 trilhas (cada trilha tem em média 12 palestras por dia) de assuntos da área e mais de 20 workshops. É uma oportunidade de adquirir conhecimento e, além disso, conhecer as pessoas que estão lá para compartilhar. Você pode se juntar a elas e multiplicar a experiência.

7 – Traga para o seu time o conhecimento adquirido

Time de pebolim

Em um evento de quase uma semana inteira, é muito difícil todos os seus pares de trabalho estarem lá. E se você consegue ir lá palestrar e assistir as palestras é uma oportunidade de você trazer o conhecimento adquirido e replicá-lo na sua equipe ou na sua empresa. Lembre-se que cada vez que você compartilha o conhecimento você está aprendendo ainda mais!

8 – Economizar na inscrição das palestras

Cofre de porquinho economia

Esse é um dos melhores motivos. Se você for aceito no TDC como palestrando, você ganha a inscrição e o direito de assistir uma trilha por dia do evento. Cada trilha custa em média R$ 100 reais. É uma grande economia. Caso você queira economizar na inscrição, vá e compartilhe seu conhecimento! É uma troca justa, não é mesmo?

9 – Conheça as referências da sua área

Platéia de fãs das referências de uma área

Para mim é um dos motivos mais legais. Sempre tem aqueles profissionais que acompanhamos pelas redes sociais, assistimos palestras no Youtube ou lemos os livros. O TDC é uma oportunidade para conhecer essas referências que acompanhamos à distância. Foi muito enriquecedor conhecê-los e trocar figurinhas. Esse motivo tem muito a ver com mostrar a sua marcar para outras pessoas e também para essas referências!!

10 – Se divirta!!!

Palestrar no TDC

Uma semana em um evento desses é de muitas responsabilidades, aprendizados, networking, entre outros. Mas também deve ser uma semana de diversão! Convide seus colegas de trabalho, faça novos amigos e aproveite a semana também para se divertir. Pois se não for uma semana feliz, não fará sentido. Faça valer a pena.

#COMOFAZ?

Para palestrar no TDC, você precisa:

  • Ter vontade;
  • Ter coragem;
  • Um bom tema: caso não tenha um tema em mente, converse com seus colegas de profissão, eles podem lhe ajudar;
  • Submeter a sua palestra no site do TDC. Para Florianópolis, a submissão pode ser feita até o dia 19/02.

Desafie-se

Não tenha medo e não ache que seu conhecimento não é suficiente. Se tem vontade, arrisque-se. Pois seu conhecimento pode ser de grande valia para alguém. Então compartilhe conhecimento e vá palestrar!

Caso tenha alguma dúvida ou precise de alguma ajuda, pode entrar em contato comigo: vinicius.souza@db1.com.br. Até o próximo post.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Vinicius Carvalho Vinicius Carvalho é Engenheiro de Software, apaixonado por tecnologia e desenvolvimento de software. Focado no desenvolvimento de projetos que gerem resultados positivos e valor para as pessoas e/ou empresas. Tem atuado desde 2010 na área de tecnologia de informação e desempenhado diversas funções: de desenvolvedor a gerente de projetos. Atualmente, Vinicius atua como Analista de Negócio em projetos ágeis, com foco no desenvolvimento de requisitos utilizando as melhores práticas de engenharia de requisitos, BDD e gerenciamento ágil. Nos últimos anos, teve o prazer em escrever dois livros.Confira os livros de Vinicius Carvalho:- MySQL: https://goo.gl/XNTeoG- PostgreSQL: https://goo.gl/O2g2EF