Skip to content

A importância da integração para os e-commerces.

Possuir uma loja virtual completa, organizada, atrativa e funcional é tão importante quanto garantir que a experiência de compra iniciada na loja seja satisfatória integralmente, para isso ser possível é preciso dar atenção a todo processo de retaguarda da operação, o back-office.

Um princípio básico para o bom funcionamento do back office com a loja virtual ou com os marketplaces é a integração entre esses dois lados para que tudo ocorra de forma instantânea e de preferência transparente para o usuário, garantindo a fluidez dos processos do e-commerce.

Como o ERP dinamiza seu e-commerce

Uma plataforma de ERP, permite a integração através de uma API REST, que se comunica via webservice, essa comunicação pode ser realizada diretamente entre a loja virtual e o ERP. A principal característica de uma integração é ter estabilidade, velocidade e transparência no processo. Todos os dados dos produtos e preços são enviados para a loja online ou marketplace instantaneamente. Com isso, ao verificar que existe um novo pedido na loja o mesmo é inserido no ERP e permite que a atualização de reserva de estoque, fluxo de caixa, cálculo de impostos e verificações de regras comerciais.

Ao realizar processos administrativos e operacionais do pedido o ERP também informa à loja virtual ou marketplace sobre os passos executados. No momento de realização de faturamento e geração de etiqueta logística o ERP informa a loja sobre a etapa em que está o código de rastreio. Com esses tipos de integração existe maior sinergia entre as informações do dia a dia da equipe e entre as informações apresentadas ao cliente na ponta, passando mais credibilidade e confiança nos processos da empresa para os clientes.

Integrado e pronto para os resultados!

Com uma boa integração um e-commerce consegue trabalhar de forma atualizada e dinâmica os dados dos seus produtos, preços e estoque, além de gerenciar todos os pedidos, suas reservas e dados financeiros, faturar, gerar rastreio e emitir nota fiscal. Com todos esses processos funcionando de forma dinâmica e clara é possível gerar relatórios de performance, de operação e gerenciar as estratégias da organização para comprar melhor, formar preço de maneira consistente e trabalhar com segurança nas ações comerciais. Nesse contexto o cliente final só tem a ganhar, pois organização e rapidez na integração de dados e processos reduz riscos e atrasos, mantendo uma boa reputação para os sellers.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top