Integrar Delphi no Git
Desenvolvimento

Como integrar Git e Delphi em passos simples

Integrar Delphi no Git
Comunicação DB1
25 de março de 2019
Integrar Delphi no Git

Quando há uma equipe com vários desenvolvedores atuando em um mesmo projeto, podem ocorrer conflitos de alterações. Também existe a necessidade de versionamento das alterações a fim de manter um histórico de todas as alterações realizadas para um melhor gerenciamento do código-fonte. O Git atua nesses dois pontos: no armazenamento do histórico (ou seja, controle de versão) e também na identificação/auxílio para resolução dos eventuais conflitos que podem ocorrer durante a evolução de um sistema por mais de um desenvolvedor simultaneamente.

Se não utilizamos a integração do Delphi com o Git, é necessário fazer o gerenciamento por outra ferramenta podendo ser pelo Git bash (linha de comando) ou então por uma ferramenta externa como por exemplo o SmartGit ou o GitKraken. Logo, uma das vantagens de usar o Delphi integrado com o Git é que você pode eliminar o uso de uma dessas duas ferramentas.

Porém, um fato é que a maior dificuldade é a de encontrar auxílio em português, pois a maioria dos tutorias para configurar a integração estão em inglês. No projeto em que eu atuo foi realizada a migração do TFS (Team Foundation Server) para o GitLab, gerando a necessidade de conhecer as ferramentas para utilizar a nova maneira de controlar as versões/alterações do sistema. Por isso, resolvi listar passos simples para que mais pessoas consigam fazer essa integração!

Além disso, explico também sobre Controle de Versão e como configurar ferramentas externas. Vamos lá?

Configuração inicial

Para conseguir fazer a integração do Delphi com o Git, é necessário instalar o Git-SCM.

Para configurar o controlador de versão no Delphi, vá em Tools -> Options Version Control -> Git

Em Git Options, informe o caminho do executável do Git instalado (Ex.: C:\Program Files\Git\bin\git.exe);

Em Options, informe o nome do usuário e o e-mail;

Tutorial para integrar delphi no git 1

No Delphi para abrir um projeto utilizando o controle de versão deve ser utilizado o menu (File -> Open From Version Control…): 

  • Source: informar o link do repositório para clonar (endereço HTTPS do repositório); 
  • Destination: local onde será clonado na máquina local; 

Tutorial para integrar delphi no git 2

Preencha o usuário e senha de acesso ao repositório (Usuário e Senha): 

Tutorial para integrar delphi no git 3

Após isso será exibida uma tela informando que o clone foi concluído com sucesso: 

Tutorial para integrar delphi no git 4

Controlando versão

Agora veremos como é o controle das alterações no dia a dia, como executar os comandos mais comuns como commit, pull, push e revert, além de ver as alterações e comparar as diferenças entre as versões do arquivo.

Você deverá usar os menus de contexto para realizar as operações, com exceção do grupo do projeto. Para adicionar o grupo de projeto no controle de versão é necessário salvá-lo na pasta do repositório. 

Opções para projetos (Commit, Pull, Show Log, Clear e Push): 

Tutorial para integrar delphi no git 5

Opções para UNIT/DFM (Commit, Revert):

Tutorial para integrar delphi no git 6

Commit do projeto (Marcar a opção “Show unversioned files” para exibir os arquivos novos), para habilitar a opção commit deve ser informado o comment:

Tutorial para integrar delphi no git 7

Commit com alterações: 

Tutorial para integrar delphi no git 8

Opção para ver o que foi alterado (Difference): 

Tutorial para integrar delphi no git 9

Comparação das alterações na ferramenta padrão do Delphi: 

Tutorial para integrar delphi no git 10

Extra

Neste item eu mostro como é possível configurar ferramentas externas para realizar merge ou comparar versões do arquivo. Caso não configure, serão utilizadas as ferramentas da própria IDE do Delphi, no exemplo eu mostro a configuração para usar o Beyound compare que é a ferramenta que eu utilizo para merges e comparação de versões.

O que você precisa fazer é configurar ferramentas externas para comparar diferenças e realizar merges (Tools -> Options…). 

Merge:

Tutorial para integrar delphi no git 11

Diferenças:

Tutorial para integrar delphi no git 12

Tudo pronto!

Espero que com meu artigo você consiga facilmente configurar a integração do Delphi com o Git de maneira que consiga iniciar o uso sem grandes dificuldades realizando seu trabalho com mais agilidade no dia a dia. Se esse tutorial te ajudou, não deixe de compartilhar com sua equipe!

Até a próxima!

Sobre o autor

Emerson Kurauti

Emerson Kurauti é desenvolvedor Delphi há 8 anos, formado em Técnico de Informática pela ETEC, Bacharel em Sistemas de Informação e Especialização em Desenvolvimento de Sistemas Multiplataforma pela FIPP. Possui certificação Delphi Developer pela Embarcadero. Trabalha na unidade de IT Services no projeto da Softplan Procuradorias.


Escrito por

Comunicação DB1

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.