Skip to content

Lightning Talk – Docker Swarm e Traefik

Você conhece o Docker Swarm e o Traefik? São muito úteis para quem trabalha no ambiente de produção ou homologação, e sabe o quanto é sofrido lidar com a perda de uma máquina: horas de trabalho pelo ralo, e mais várias outras para conseguir atualizar todos os serviços, arrumar os IPs, e por aí vai. Containers como o Docker estão aí para evitar esse tipo de situação.

Docker? O que é isso?

Antes de falarmos de Docker Swarm, é importante que você saiba o que é o Docker por si só.

O Docker possibilita ambientes isolados e de fácil portabilidade: você configura um ambiente dentro de um container e pode transferir para qualquer outra máquina, ou ambiente, onde o Docker esteja instalado. É um grande aliado para quem busca resiliência: um ambiente sempre voltando ao estado normal, superando falhas de serviço ou de máquina. Se você precisa entender mais a fundo como funciona um container, aqui no blog da DB1 já trouxemos uma explicação completa sobre o conceito de Container, DockerFile e Docker Compose.

Agora, vamos para o Docker Swarm!

A partir do momento em que você possui o Docker instalado nas máquinas, o Docker Swarm te ajudará a gerenciar e orquestrar todas elas em modo de Cluster.

Cluster significa trabalhar com várias máquinas como se fossem uma única máquina. O Docker Swarm possibilita que você indique a máquina líder do Cluster, que delegará funções para as demais.

E o Traefik, onde entra?

O Traefik pode ser rodado dentro dos clusters, e te mostrará um dashboard com todas as rotas configuradas. É altamente acoplado com o Docker e facilita muito o trabalho, pois registra e redireciona serviços automaticamente.

Assista o Lightning Talk para saber como funcionam o Docker Swarm e o Traefik!

Lucas Fantacucci, desenvolvedor Fullstack, explica em 10 minutos como você pode começar a utilizar o Docker Swarm e o Traefik juntos para trabalhar com mais tranquilidade de que nada estará perdido: tudo integrado e automatizado!

Confira esse tutorial de Docker Swarm e Traefik:

 

 

 

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top