Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
Você já parou para se perguntar e analisar que estilo de líder é você? Ou então que estilo de líder é o seu gestor?
Saber identificar esse estilo de liderança é muito importante para conseguirmos aperfeiçoar habilidades que já temos, e desenvolver aquelas que não temos, ou no caso se você é um liderado, saber o que o seu líder irá te desenvolver, e o que temos que relevar.
Um líder não é apenas aquela pessoa que possui um cargo superior, temos exemplos de liderança em várias situações do dia-a-dia, uma mãe pode ser considerada uma líder. Poucos sabem, mas existem vários tipos de líderes, vamos saber qual é o seu estilo?
– O LÍDER COACH:
Focado em desenvolver a equipe. Ajuda os profissionais a fazerem mais,
definir melhor o seu foco e ajuda a sua equipe a procurar suas próprias
respostas. Pratica o tempo todo a escuta atenta e estruturada.
Nessa linha de fazer o profissional se desenvolver sozinho ele não entrega as respostas, ele entrega perguntas para fazer o liderado racionar e traçar o seu próprio caminho.
– O LÍDER PARTICIPATIVO: Focado em ajudar os profissionais a trabalharem melhor em equipe, ajuda a equipe a dar mais ideias, melhorando o engajamento e ajudando a tomarem decisões mais rápidas. Estimula a participação de todos, possui a habilidade de persuasão para buscar o consenso.
– O LÍDER DIRETIVO: É o líder que da a direção, mostra o objetivo. Ajuda os profissionais a trabalharem com autonomia, ele nunca será subjetivo em algo que pede para o liderado, deixando muito claro o resultado esperado, com isso consegue manter o engajamento de sua equipe.
– O LÍDER VISIONÁRIO: Ajuda os profissionais a trabalharem em prol de um futuro maior e mais motivado. São líderes que querem “mudar o mundo”, criando um futuro atraente, mas não deixam de reforçar a importância da ação no presente.
– O LÍDER MODELADOR: Ajuda os profissionais a executarem as tarefas com base em critérios de qualidade pré-estabelecidos e de forma rápida. Esse estilo de líder pede uma tarefa, porém não cede a oportunidade de executa-la sozinho, nesse caso o liderado consegue executar a tarefa de forma rápida. Tem alto foco no padrão de excelência e em resultados. Muitas vezes esse modelo de líder não ajuda a equipe a se desenvolver.
– O LÍDER AFETIVO: Ajuda o profissional a se sentir parte de algo, se sentir querido, criar laços de fidelidade com a empresa. Possuí foco em pessoas e acredita que o bem-estar da sua equipe é a principal responsabilidade da liderança.
– O LÍDER AUTORITÁRIO: Ajuda o profissional a cumprir o que é esperado dele de acordo com o padrão de qualidade do líder, ele é mais que o modelador. Acredita no poder unilateral, onde o caminho mais rápido para o resultado é a obediência.
– O LÍDER LAISSEZ-FAIRE: É o líder sem ação, sem decisão e sem desenvolvimento, porém isso não quer dizer que ele seja um líder ruim, pode ser que esteja na função errada, na empresa errada e com isso se sinta desmotivado. Se você se pegar nesse estilo de liderança, chegou a hora de mudar!
O Líder coach e líder participativo são chamados de líderes formadores, são ótimos para formar equipes. Deve-se utilizar este estilo de liderança quando a equipe está “bagunçada” e é necessário desenvolvê-la.
O Líder diretivo e o líder visionário são conhecidos como líderes transformadores, são líderes de mudança. O ideal é utilizar este estilo quando não se está no caminho correto e é necessário mudar algo no procedimento, são líderes que enxergam além.
O líder modelador e o líder autoritário são líderes controladores, e esse modelo deve-se utilizar em situações bem específicas, situações que demandem resultados rápidos.
Já o líder afetivo é conhecido como líder paternalista, ou seja, aquele líder que protege muito a equipe. O ideal é evitar utilizar este tipo de liderança, você pode estar bloqueando o desenvolvimento de sua equipe, procure ser paternalista em situações que exija a proteção de seu time e não o tempo todo.
Após explicar resumidamente sobre cada um dos estilos de liderança, muitos devem se perguntar: “Tá, mas qual é o estilo de líder que o mercado procura?”
A resposta é que depende. Depende da situação, existem momentos que se pede um líder mais transformador, em outras um líder mais controlador e por aí vai, o ideal é que o líder seja situacional.
Porém, dentre todos os líderes que falamos acima, os mais indicados são os líderes formadores e os líderes transformadores. O motivo? São os estilos de liderança que mais desenvolvem a equipe, que caso for necessário eles se reinventam e motivam a equipe a se reinventarem junto e irem para a “batalha”, além disso ensinam os liderados a verem além do hoje.
Marcieli Mantovani é formada em Administração de empresas, Fast MBA Lead em Liderança e gestão de pessoas, cursando MBA em Gestão da Comunicação Organizacional.
Trabalha a 6 anos no mercado de negócios.
This Post Has 0 Comments