27/04/2018 Comunicação DB1

Gratidão: um degrau na escalada para a resiliência.

No texto de hoje vamos falar sobre gratidão e porque ela é importante no processo de construção da resiliência. A palavra gratidão vem dos termos graça, dádiva e presente. Então, podemos considerar que a emoção de ser grato vem da percepção de como somos presenteados com coisas boas durante os nossos dias.

Gratidão é a capacidade que temos de reconhecer e agradecer por uma ação ou benefício recebido ou conquistado.

A gratidão está diretamente relacionada à inclinação a apreciar e saborear eventos e experiências do dia a dia e valorizá-los! Nesse sentido, ao invés de reclamarmos das situações ruins que aconteceram ao longo do dia, vamos agradecer pelas coisas boas. Esse movimento de prestar atenção no que pode nos tornar gratos é a prática da atenção positiva que está diretamente ligada à construção do nosso bem-estar e na prevenção de doenças emocionais como ansiedade e depressão.

Assim, a prática da gratidão tem grande impacto na nossa saúde emocional, física e nosso bem-estar, por favorecer a gentileza e o altruísmo com outros e com nós mesmo. Você já foi gentil com você hoje?

Refletindo sobre os benefícios que a gratidão traz para a nossa saúde de maneira geral é provável que você esteja pensando: é possível desenvolver gratidão? Como? A gratidão é uma habilidade como qualquer outra e para existir precisa ser treinada!

Prefere vídeo? Confira o Lightning Talk sobre o assunto

Os Lightning Talks são apresentações na DB1 que duram em média 15 minutos. Assista abaixo o LT ministrado pela autora deste artigo, Jaqueline Bordin:

Como praticar gratidão

Faça um diário da gratidão em que você agradecerá todos os dias por 5 situações, acontecimentos ou habilidades que você tem e que são importantes para você.

Exemplo de como fazer uma lista de gratidão

  1.  Sou grato(a) por ter a habilidade de…
  2.  Sou grato(a) por ter conquistado…
  3.  Sou grato(a) pela ajuda que recebi de…
  4.  Sou grato(a) por ter conseguido lidar com…
  5.  Sou grato(a) por ter resolvido…

Você pode começar com um agradecimento por dia e ir aumentando de maneira gradual até que gratidão se torne um hábito!

Além de agradecer pela sua vida e pelas suas habilidades agradeça ao outro também! Todos os dias agradeça alguém que te ajudou, que esteve ao seu lado, que cuidou de você de alguma maneira. A gratidão pode ser aprendida e você pode construir uma corrente virtuosa de gratidão. Seja um bom modelo.

Sinta e expresse gratidão! Quanto mais grato você for mais bem-estar você vai sentir e assim conseguirá viver melhor e resolver seus problemas de maneira positiva. Quando você é grato consigo, revive sensações de bem-estar e satisfação, quando você é grato com os outros, você fortalece vínculos. É nesse sentido que a gratidão se alia com a resiliência:

Blog DB1 Gratidão, resiliência, qualidade de vida e bem-estar

Quando você é grato, você presta mais atenção nas coisas boas e se sente mais feliz e animado e então é mais gentil e empático com as pessoas a sua volta. Quando você se sente alegre, também se sente mais calmo e consegue resolver melhor os problemas inerentes e se torna mais resiliente.

“Reflita sobre suas bênçãos atuais, das quais todo homem tem muitas, e não sobre seus infortúnios passados, dos quais todos tem algum”. (Charles Dickens). Seja grato pelo outro e seja grato por você!

Jaqueline C. Bordin
Psicóloga Clínica
Facilitadora do Método Friends

Comentários

comentários

Sobre o autor

Comunicação DB1 A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, atua há 17 anos no mercado de tecnologia da informação, com softwares e serviços de desenvolvimento para empresas de médio e grande porte. A DB1 é a única empresa de tecnologia do Brasil com certificação MPS.BR nível A, possui certificação internacional CMMI-DEV nível 3 e figura há sete anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Seu Futuro é o nosso compromisso”, a DB1 se compromete com entregas de impacto e com qualidade para transformar o futuro de empresas e pessoas.