Skip to content
Prática da gratidão

Gratidão: você já foi grato(a) hoje?

O texto de hoje fala sobre gratidão! Se você leu o texto anterior deve estar pensando: “de novo”? Sim, de novo! Contudo, se você já leu sobre gratidão, você sabe também sobre a importância de ser grato para a construção da resiliência. Por isso, esse texto apresentará novas maneiras de vivenciar a gratidão. Bora treinar? 

Primeiro, respire fundo, se acalme e vamos lembrar o que é gratidão. Gratidão, segundo o dicionário, é o sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer, ou seja, é uma espécie positiva de reconhecimento. Na vida, a gratidão é um pouco mais que isso: é a emoção responsável por sermos capazes de expressar apreço por aquilo que temos, e não pelo que desejamos ter. Na psicologia positiva, a gratidão também é conhecida como uma emoção que pode ser cultivada e as consequências desse cultivo são, além de maior bem-estar e felicidade, também mais energia, otimismo e empatia, quando a direcionamos para quem nos cerca. Vamos cultivá-la? 

GRATIDÃO 

interruptor

A prática leva à perfeição. Ligue o botão da gratidão! Pratique: 

  •  “52 semanas de gratidão”: toda semana registre o que mereceu sua gratidão, após um ano você terá visão de tudo o que passou!
  • Pote da gratidão (ideal para crianças): todos os dias anote em um papelzinho algo que qual você está grato e coloque dentro do potinho. Quando quiser lembrar as coisas boas é só reler um dos papeis.
  • Meus privilégios: escreva ou pense sobre aquilo que faz você se sentir sortudo na vida.
  • Meus talentos: escreva ou pense nas coisas que você acredita ser bom, mesmo sem saber o porquê.
  • Descreva suas maiores qualidades. Seja honesto(a) com você!
  • Minhas crenças e valores: escreva ou pense no que você acredita e nos valores que formam seu caráter.
  • Pequenas coisas que arrancaram sorrisos essa semana: liste situações que fizeram você sorrir.
  • Descreva um momento em que você sentiu gratidão com mais intensidade.
  • Você se lembra qual foi a última vez que você falou algo bom para alguém? Que tal escolher alguém da sua equipe para falar? 
  • Liste ou pense nas coisas que você se esforçou muito para fazer e deu certo. 

E se você acordasse hoje somente com aquilo que agradeceu ontem?

Pense nisso e escolha suas maneiras favoritas de expressar a gratidão. Não se esqueça de verbalizar sua gratidão. Você pode se surpreender com o bem que é capaz de fazer apenas por deixar claro a alguém o quanto ela é importante para você.  

A gratidão nos ajuda a enxergar o temos em vez de sofrer pelo que não temos. Entretanto, não se esqueça que é importante sentir-se grato, mas você não pode cobrar de si mesmo na hora de listar motivos para agradecer pois vai acabar acreditando que nunca agradece o suficiente, e em vez de o sentimento de gratidão trazer coisas boas para a sua vida, trará cobranças e infelicidade. Não seja tão duro consigo mesmo. Parece contraditório, mas não é! Você não precisa ter muito na sua lista, só precisa ser honesto(a) com você.  

“Não é estranho como nos lembramos das coisas mais triviais do nosso cotidiano e, ainda assim, constantemente nos esquecemos das coisas mais importantes?” (Fábio Moon & Gabriel Bá, Daytripper).

Seja grato(a)! Pratique gratidão! 

 

Jaqueline C. Bordin 

Psicóloga clínica analítico-comportamental 

Facilitadora do Método FRIENDS no Brasil 

Facilitadora do Programa de Qualidade na Interação Familiar. 

*Fonte: O livro do bem – Gratidão, de Ariane Freitas e Jessica Grecco. 

Compartilhe:

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top