Skip to content

Inovação: O caminho da dor ao valor

O caminho da inovação passa pela estratégia da dor até à entrega do valor.

Esse processo inovativo começa com a identificação de um problema; em seguida passa-se à coleta de informações; à geração de ideias (brainstorming criativo); à verificação e, por fim; à execução da startup.

A inovação é cíclica e possui vários estágios que acompanham o ciclo de vida do produto (surgimento, crescimento I, crescimento II, maturidade, declínio e morte) e deve envolver um porquê claro, para que o como e o quê se tornem meros detalhes (teoria do círculo de ouro, de Simon Sinek).

Neste âmbito, o intuito deste artigo é ilustrar os estágios da inovação com 3 cases, que envolvem diferentes fases do ciclo de vida do produto e seus respectivos desafios e conquistas:

1) ANYMARKET (player de mercado no âmbito de integração com marketplaces);

2) Tinbot (produto em fase de protótipo – robô empresarial que pode até ser líder nas corporações);

3) Koncilia (produto em fase de validação de escalabilidade – SAAS de conciliação automática de recebimentos dos marketplaces).

Fases da Inovação e o ANYMARKET

O ANYMARKET é um produto que está na fase de crescimento II. Neste estágio, o produto já possui persona bem definida, equipes estruturadas (sales-marketing, suporte, implantação, desenvolvimento, evolução, testes) e os desafios são no sentido de aumentar o CLV (Customer lifetime value – valor do ciclo de vida do cliente) e se tornar aquele produto vaca leiteira, ou seja, em um cenário de mais pontes fortes e mais oportunidades, com muitos diferenciais perante à concorrência e penetração intensa de mercado para prolongar, assim, a vida útil do produto.’ Neste sentido, o bom atendimento, o boca a boca positivo dos clientes, o marketing profissionalizado por meio de conteúdos que gerem leads qualificados (inbound marketing – marketing de entrada) são cruciais.

Fases da Inovação e o Tinbot

O Tinbot, por sua vez, está na fase de crescimento I, que é aquele estágio em que é necessário passar pelo vale da sombra da morte para sobreviver. É um período em que acontecem os desafios do posicionamento de marketing (criação do arquétipo, persona, site), validação de mercado, fechamento dos 50 primeiros clientes, estruturação de equipe, parceiros, fornecedores.  É o momento em que se passa pelo entendimento das dores do cliente para se entregar o verdadeiro valor.

Fases da Inovação e o Koncilia

O Koncilia está na etapa de surgimento do produto. Os desafios são bem peculiares, pois não há concorrentes diretos e tem-se a abertura de um novo mercado no âmbito da conciliação automática dos recebimentos dos marketplaces. Neste ínterim, verificam-se oportunidades de abertura de mercado, produção de conteúdos para geração de leads, formulação da proposta de valor, produção do MVP (mínimo produto viável), primeiros clientes, primeiros parceiros e etapa de validação da escalabilidade no sentido de stop ou go to market do produto.

Adaptação: a chave para seguir esse caminho

O caminho da dor ao valor acompanha todas as fases do ciclo de vida do produto, sendo que em tempos de mudança e ondas de turbulência, as empresas precisam se adaptar cada vez mais rapidamente às transformações digitais. O feedback do cliente é fator crucial para qualquer negócio e este contato deve ser frequente para que as empresas estejam sempre entregando valor. Aliás, “seus clientes mais INsatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado” (Bill Gates, fundador da Microsoft).

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top