trabalho com foco e produtividade
Ambiente de trabalho

Como aumentar seu foco e ser mais produtivo

trabalho com foco e produtividade
Comunicação DB1
07 de junho de 2019
trabalho com foco e produtividade

Não pode ler agora? Ouça esse conteúdo durante suas atividades:

Nos dias de hoje, a grande quantidade de aparelhos tecnológicos, cargas excessivas de atividades, nos tornam mais sensíveis a distrações, o que impacta diretamente nossa produtividade, dificultando o cumprimento daquilo que se espera.  

Sempre pensamos que certa atividade não foi feita ou não se iniciou devido à falta de tempo. Esse tempo pode se tornar nosso pior inimigo, mas trabalhado de forma correta poderá se transformar em nosso maior aliado. 

Na verdade, esse controle está em nossas mãos, ou melhor dizendo em nossa mente. Temos que treinar nosso cérebro a ser mais focado e menos ansioso (o que afeta diretamente nossa percepção do tempo) para fazermos aquilo que deve ser feito. 

Repare, uma hora realizando determinada atividade sem foco total sobre ela nos deixa cansado, com sensação de muito trabalho e frustração por ainda não ter concluído a atividade.  

Pegue essa mesma atividade e coloque força total da sua mente, muito provavelmente em 20 minutos terá terminado, sua sensação de esforço será menor. 

Para chegarmos a esse nível temos que ter algumas regras em mente, como as que seguem abaixo: 

1º – Tenha planejamento e metas diárias 

Planeje-se, organize sua agenda de certa forma que verá todas as atividades que fará no dia. Quando visualmente temos uma lista para seguir, o foco é maior.  

Determine metas diárias de conclusão de atividades, metas menores e mais reais são mais possíveis de serem alcançadas e consequentemente teremos a sensação de dever cumprido diariamente, o que nos tornará mais felizes

2º – Diminua sua ansiedade 

A ansiedade no âmbito do trabalho é muito prejudicial (digo por experiência própria), ela nos torna apreensivos, pensativos em demasia e sem foco no que precisa ser feito, fixando somente no futuro.  

Para diminuir a ansiedade existem várias práticas como: 

-Praticar atividades físicas 

-Comemorar cada meta diária realizada 

-Pensar no todo, mas focar no agora 

-Em situações que te deixam apreensivo, pense friamente, quais as consequências daquela ação? Prepare-se mentalmente para situações que fujam do seu controle. Uma vez aceito isso, sua cabeça pensará mais friamente em soluções para que você nãos se frustre. 

3º Foco nos limites do seu corpo

Ninguém é de ferro, (nem mesmo o super-herói, pois por debaixo da armadura existe um ser humano) e temos que aprender a respeitar os limites do nosso corpo em determinadas situações. 

Estar focado 100% do tempo é simplesmente impossível. 

 Dê pequenas pausas para sua cabeça, tome um café, olhe seus e-mails, responda uma mensagem, se possível pratique atividade física. Depois deste “descanso” verá que conseguirá voltar com foco total na sua atividade. Com bom treino é possível chegar a 1 hora de foco total

Simplesmente durma 

Sim, isso mesmo, durma. Um boa noite de sono faz milagres em seu corpo, principalmente em seu foco e atenção.  

Nosso cérebro exige muita energia para seu funcionamento, quanto mais pensamos mais energia usamos, imagine um cérebro cansado e com pouca energia, necessitando fazer atividades de extremo foco. Dificilmente realizará uma atividade com qualidade e no final se sentirá ainda mais cansado. 

 Procure ter boas noites de sono e se possível durma de 15 a 20 minutos no horário de almoço. 

Conclusão 

Convido você a praticar esses quatro passos e ver como o seu foco e produtividade irão aumentar, trazendo maior felicidade, sim isso mesmo, felicidade. Quando temos a sensação de dever cumprido, nossa vida se torna mais feliz e temos mais condições de planejar nosso futuro. Quanto mais feliz estivermos, mais longe chegaremos. 

Sobre o autor

Felipe da Silva Costa Sanches é Analista de Negócios na DB1 Global Software.

“Esse artigo foi inspirado em minhas experiências, pois tinha muito problemas com foco. Minha mente estava erroneamente mal direcionada. Quando li o livro do Dale Carnagie, “Como evitar preocupações e começar a viver”, compreendi como direcionar minha mente para ter o foco necessário e ser mais feliz.”


Escrito por

Comunicação DB1

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