Mestre dos códigos
Mundo DB1

Mestre dos Códigos: aprendizado técnico gamificado

Mestre dos códigos
Comunicação DB1
25 de março de 2019
Mestre dos códigos

O Mestre dos Códigos é um sistema de incentivo à capacitação de nossos mais de 120 desenvolvedores aqui na DB1 Global Software,  baseado em práticas de gamificação. A inspiração veio de escoteiros, que usam distintivos de acordo com as especialidades adquiridas como exemplo e fonte de inspiração.

Lançado em maio de 2017, o Mestre dos Códigos oferece um conjunto de atividades práticas em desenvolvimento de software que atestam os níveis de conhecimento de nossos colaboradores nas linguagens .Net, Arquitetura de Software, Java, JavaScript, PHP, SQL e Delphi, chamados Territórios.

Como funciona o Mestre dos Códigos

O desenvolvedor participante deve realizar 15 atividades para cada território. Cada atividade é enviada para aprovação do Comitê Técnico, comporto por colaboradores da DB1.

A primeira tarefa concluída com sucesso dá direito ao cordão de crachá do jogo, que diferencia o colaborador dentro da empresa.

A partir daí o participante conquista um novo nível a cada 5 (cinco) atividades completadas e aprovadas para receber as insígnias de Escudeiro (ao realizar 5 atividades), de Cavaleiro (ao realizar 10 atividades) ou de Mestre (completando as 15 atividades).

Objetivos da gamificação

“O modelo de gamificação estimula até mesmo quem não está mais em uma área técnica. Mais do que ter o reconhecimento, o legal do projeto é servir de referência para os mais novos, que podem facilmente identificar quem na empresa é referência em determinado assunto”, afirma Cassio Serea, diretor de Shared Services e CFO, que já recebeu o cordão por ter concluído sua primeira tarefa.

Após um ano de funcionamento, o Mestre dos Códigos recebeu mais de 70 inscrições. Colaboradores de outras áreas também são livres para participar e demonstram grande interesse em aprender mais sobre desenvolvimento de software.


Escrito por

Comunicação DB1

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.