02/08/2018 Comunicação DB1

Mindfulness: é possível encontrar a paz no meio do caos?

Caos! Muitas pessoas percebem a vida adulta como um caos: estudar, trabalhar, cuidar da casa, cuidar dos filhos, cuidar do relacionamento e pagar “boletos”. A nossa vida é realmente agitada, o caos produz muito estresse e o estresse atrapalha nosso desempenho social, profissional e nossa saúde física e emocional. 

Talvez você esteja pensando: “Tudo isso eu já sei, mas eu vou fazer o quê? Preciso trabalhar para pagar os tais boletos!”. Uma das estratégias indicadas pela ciência para que possamos lidar com o estresse e ter uma vida mais plena e feliz é praticar MINDFULNESS (Atenção Plena). 

O que é Mindfulness e como praticar

Mindfulness nada mais é do que prestar atenção no seu presente, nas suas reações corporais, ou seja, em você. Por meio de meditações simples você pode treinar esse estado de atenção. Dentre essas meditações simples e rápidas está a meditação de um minuto: 

  1. Sente-se ereto em uma cadeira com encosto reto. Se possível, afaste um pouco as costas do encosto da cadeira para que sua coluna vertebral se sustente sozinha. Seus pés podem repousar o chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar. 
  2. Concentre sua atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora do seu corpo. Perceba as diferentes sensações geradas por cada inspiração e respiração. Observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Não há necessidade de alterar o ritmo natural. 
  3. Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga sua atenção de volta à respiração suavemente. O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática de atenção plena. 
  4. Sua mente poderá ficar tranquila como um lago- ou não. Ainda que você obtenha uma sensação absoluta de paz, poderá ser apenas fugaz. Caso se sinta irritado ou entediado, perceba que essa sensação também deve ser fugaz. Seja lá o que aconteça, permita que seja como é. 
  5. Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o local em que você está novamente.

Prefere vídeo? Confira o Lightning Talk sobre o assunto

Os Lightning Talks são apresentações na DB1 que duram em média 15 minutos. Assista abaixo o LT ministrado pela autora deste artigo, Jaqueline Bordin:

Segundo a ciência, a prática de mindfulness traz inúmeros benefícios: 

  • Sensação quase imediata de bem-estar; 
  • A prática afeta positivamente os padrões cerebrais responsáveis pela ansiedade e pelo estresse; 
  • A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com a meditação regular; 
  • A memória melhora; 
  • Reduz os indicadores de estresse crônico; 
  • Altamente eficaz no tratamento de depressão; 
  • A meditação fortalece o sistema imunológico,  
  • A meditação te ajuda a desarmar o gatilho das reações imediatas, proporcionando serenidade para pensar melhor antes de agir; 
  • Meditadores regulares tem relacionamentos mais estáveis e se sentem mais felizes do que a média das pessoas. 

Todos esses benefícios estão associados com uma vida mais longa e saudável. 

Mas, o que isso tem a ver com nosso dia a dia no trabalho e a construção da resiliência? A prática regular de Mindfulness produz bem-estar e felicidade. Esses sentimentos nos protegem de problemas emocionais e nos deixam mais fortes para lidarmos com os desafios da vida. Além disso, muitas empresas têm implantado essa prática porque os resultados são tangíveis e benéficos para os colaboradores e o ambiente de trabalho: 

Benefícios de Mindfulness para o trabalho

  • Redução do absenteísmo e da rotatividade; 
  • Melhoria nas funções cognitivas (concentração, memória e habilidade de aprendizado); 
  • Melhoria na relação entre colaborador e com os clientes;  
  • Melhoria a satisfação com o trabalho; 
  • Melhoria no pensamento inovador, nas habilidades de comunicação e de realização. 

Por fim, como não temos o poder (infelizmente) de mudar o contexto organizacional e econômico precisamos lançar mão de estratégias que nos ajudem a lidar com o caos. A prática de mindfulness é uma delas. Encontre a paz, pratique mindfulness! 

Fonte: Atenção Plena Mindfulness como encontrar a paz em um mundo frenético de Mark Willians e Danny Penman (2015).

*** Para a prática do Mindfulness ser efetiva é preciso treino, não desista se você não obtiver os resultados na primeira tentativa. 

 

Jaqueline C. Bordin 

Psicóloga clínica e facilitadora do Método Friends. 

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Sobre o autor

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