Alexandre Costa, desenvolvedor com deficiência visual
Carreira

O dia a dia de um desenvolvedor com deficiência visual

Alexandre Costa, desenvolvedor com deficiência visual
Comunicação DB1
25 de março de 2019
Alexandre Costa, desenvolvedor com deficiência visual

O desenvolvimento de software já é difícil por si só. Para um desenvolvedor com deficiência visual, os desafios são ainda maiores. Alexandre Santos Costa, apaixonado por tecnologia desde a infância, enfrentou todos os obstáculos da deficiência para seguir seu sonho.

Com um bom humor fantástico, Alexandre conta sua história completa: desde a infância, com sua alfabetização e o momento em que se interessou pela tecnologia, até sua carreira como desenvolvedor e evangelista da acessibilidade e inclusão. Além disso, deixa sua expectativa para o futuro.

Ele desmistifica a ideia de “herói”: sua rotina é comum e qualquer pessoa pode se identificar. O que definiu a pessoa que se tornou hoje, segundo o próprio, foram cinco momentos de sua vida.

Os cinco momentos que definiram Alexandre Santos

O desenvolvedor narra sua história com foco em 5 momentos:

  • O nascimento como deficiente visual e a saga dos pais em busca de permitir, ao menos, baixa visão;
  • A infância, com o apoio de sua mãe ao dizer que nada nem ninguém teria o poder de determinar o que ele é capaz de fazer;
  • A bolsa para o curso de programação;
  • A crise do glaucoma em 2008, que causou cegueira total em 3 meses;
  • A nomeação como Microsoft MVP.

Vale a pena ouvir os detalhes da história entre cada um dos 5 momentos. A conclusão, então, é capaz de mudar a forma que você encara a vida.

O dia a dia de um desenvolvedor com deficiência visual

Alexandre explica a rotina como Mobile Enginner na ArcTouch, com todas as diferenças do cotidiano nessa profissão. Os recursos próprios para que programadores com deficiência visual consigam ler as linhas de código, e-mails e outros textos, são muito úteis! Porém, a ferramenta principal é a memória.

Descubra no vídeo completo como tudo isso acontece:

Este Lightning Talk fez parte da nossa Semana do Programador! Veja a lista completa:

Acompanhe o blog para não perder mais conteúdos como estes. E se você quer receber mais informações sobre desenvolvimento de software, assine a newsletter da DB1 IT Services.


Escrito por

Comunicação DB1

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.