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Porque Outsourcing é visto como fonte de redução de custos

Os ventos da economia começam, timidamente, a dar sinais positivos de mudança em virtude das expectativas quanto ao cenário político brasileiro.

De todo modo, segundo a imensa maioria dos especialistas, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que retomemos a trilha de um crescimento sustentável e bem estruturado.

Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:

Se em épocas relativamente estáveis, a redução de custos que não comprometa a qualidade dos processos de uma empresa é sempre bem-vinda, imagine em períodos como o que vivemos atualmente.

Neste sentido, quero abordar nesta publicação, os benefícios do Outsourcing enquanto uma fonte incrível de redução de custos, sem que haja – quando nos referimos a consultorias sérias e bem estabelecidas – um detrimento na solidez dos processos organizacionais.

Como funciona o Outsourcing?

O Outsourcing pode ser usado em quase todos os setores de um negócio (do TI, passando pela contabilidade, financeiro, até o RH ou Vendas, para citar alguns exemplos).

 Entretanto, compartilho da opinião de que o ideal é você terceirizar atividades que não são o “Core Business” do seu negócio. E porquê?

 Porque deste modo, você poderá se concentrar no seu foco real de atividades e não em campos nos quais você não possui domínio ou especialidade.

Além disso, concentrar o Outsourcing em determinados setores da empresa facilita a questão do controle de qualidade dos serviços contratados.

Porque ele reduz custos?

A resposta para esta questão é simples. Imagine que você precisa implementar uma solução Fiscal em sua empresa.

Uma reflexão rápida já é suficiente para deduzirmos o alto custo de todo este processo: infraestrutura, salários de equipes, solução para processamento, conhecimento no tema para o correto manuseio das informações, e, possivelmente, necessidade de ampliação de espaço de trabalho.

 Além de custoso do ponto de vista material, a ação é complexa, demanda muito tempo e o custo será constante com a renovação de manutenção anual, novas aquisições de licenças, etc.

No caso do Outsourcing, você precisará apenas avaliar bem os fornecedoras do serviço antes da contratação e delegar algum profissional para ser o elo (ponto focal) entre o fornecedor dos serviços e sua companhia.

Além disso, a redução dos custos se nota, também, no ponto de vista contábil, pois os investimentos com Outsourcing são avaliados enquanto despesa operacional – custo esse abatido no IR de empresas.

Para encerrar

Embora o foco do artigo tenha sido a redução de custos propiciada pelo Outsourcing, ainda há outra série de vantagens referentes a terceirização de serviços que podemos citar:

Flexibilidade: tanto para contratar, quanto para reduzir os serviços contratados, caso necessário;

Inovação: uso de tecnologia e sistemas de ponta para o gerenciamento dos mais diversos processos;        

Integração das áreas de um negócio:  empresas fornecedoras de Outsourcing costumam focar em um gerenciamento que favoreça a integração e melhore questões organizacionais da companhia;

Equipe de especialistas: por fim, como dado fundamental, especialistas cuidarão de áreas que não são o núcleo ou foco de sua empresa.

Quer conhecer nossos cases de sucesso que terceirizaram e obtiveram todos esses benefícios? Acessem: www.db1it.com.br

Grande Abraço, Até a Próxima.

Sobre o autor

David Santos é Diretor Executivo na DB1 Global Software

Tem conhecimento em avaliações de viabilidade econômico-financeiras, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação, utilizando metodologias ágeis, visando racionalizar e/ou automatizar processos e rotinas de trabalho entre os departamentos da empresa.

Com 12 anos de experiência em TI, vivência em consultoria e atendimento a grandes clientes.

David Santos

Diretor Executivo | DB1 Global Software no DB1 Group.

Tenho conhecimentos em análises, avaliações de viabilidade econômico-financeiras, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação, utilizando metodologias ágeis, visando automatizar processos e rotinas de trabalho entre times e departamentos da empresa. Com 12 anos de experiência em TI, vivência em consultoria e atendimento a grandes clientes.

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