Skip to content

Dicas para busca, preparação, escrita e execução de Editais de Inovação para empresas de TIC

Meu primeiro contato com Editais de Inovação aconteceu em abril de 2013, quando um consultor credenciado do SEBRAE Maringá e eu fomos para o Rio de Janeiro, para participarmos de uma oficina de preparação para Editais de Inovação para empresas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Lembro-me que o ministrante abordou características de Editais da FINEP, de Cooperação nacional e internacional e tratou de algumas linhas de recursos do BNDES. Foi uma capacitação muito produtiva, que resultou em uma mobilização das entidades do setor de TIC de Maringá e Região, em termos de trabalho contínuo de oficinas para captação de recursos de subvenção econômica e financeira. Os resultados foram bastante expressivos, uma vez que, na época, cerca de cinco empresas participantes desse Programa foram ganhadoras do Edital Tecnova, da FINEP.

De lá para cá, passamos por alguns Editais: Tecnova, SESI SENAI, SEBRAE de Inovação, SEBRAETEC, SIBRATECSHOP, ISS, FINEP Startup, Inovapps, Startup Chile, EMBRAPII, dentre outros e, diante dos desafios e oportunidades, resolvi trazer algumas dicas para vocês aproveitarem com muito êxito essas fontes de recursos subsidiados por órgãos de fomento à Inovação.

Dicas de como buscar Editais de Inovação

Elenquei alguns sites, que além do Google, trazem informações dos Editais de Inovação para TIC:

Portal Inovação

Edital de Inovação para a Indústria

Blog Fomenta Inovação

Centro de Inovação de Maringá

FINEP – Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa

Sugiro transcenderem a busca normal em sites e participarem de programas de TIC e Startups do SEBRAE, pois são fontes de oportunidades únicas para empresas inovadoras.

Caso opte por pesquisar no Google, utilize palavras-chave como: Editais de Inovação abertos, Editais de Subvenção para TIC, Fomento a Inovação, por exemplo.

Dicas de como preparar Editais de Inovação

É importante fazer uma leitura acurada do Edital, elencando assim, os pré-requisitos de participação e averiguação junto à área de contabilidade de sua empresa se sua empresa está aderente a cada um dos itens do Edital.

Em caso positivo, faça um cronograma para preparação, considerando-se os prazos de levantamentos documentais, índice de documentos a serem preenchidos com as respectivas datas e responsáveis. Por fim, levante todas as informações necessárias para cumprimento do edital. Quando estiver com tudo preenchido e impresso, encaderne os documentos. Não se esqueça do índice, páginas destacadas e pedir para outra pessoa além de você conferir.

Dicas de como escrever Editais de Inovação

Após ter planejado e colhido as informações pertinentes ao Edital, sente-se em um lugar silencioso para escrever o projeto. Tenha claro em sua mente qual é o problema que quer resolver e o tipo de inovação que visa implementar (processo, produto, inovação incremental, inovação radical). Tenha em mãos o canvas da startup ou projeto, pois facilitará e, muito, o preenchimento do Edital.

É importante ter conhecimento profundo do problema e solução propostos, concorrentes, receitas, despesas, entidade executora, tendências, diferenciais e tamanho de mercado para a Inovação proposta. É muito importante considerar a suma do Pai do post-it: “Inovação é transformar conhecimento em dinheiro”.

Após escrever o projeto, peça para várias pessoas lerem o formulário, tanto pessoas envolvidas com a proposição da inovação, quanto pessoas que não participaram dessa construção. O objetivo dessa leitura é o de melhoria do projeto, verificação da clareza das ideias, uma vez que os jurados serão pessoas que nunca tiveram contato com a sua proposta.

Trabalhe no projeto com dados de mercado atualizados, pesquise bastantes informações que agreguem valor: o que sua solução tem de diferente das existentes, como irão revolucionar o Brasil e o mundo, qual é o potencial da equipe que irá executar o projeto (como as habilidades de cada um se complementam). Seja claro e objetivo e aponte com detalhe a forma que irão agregar valor e porquê. Utilizem a técnica do Golden Circle: comecem pelo por quê, depois pelo como e por fim, chegue ao o quê. Assim, você despertará a curiosidade do leitor.

Dicas de como executar Editais de Inovação

Depois de ganhar o Edital, entra-se na fase de execução e aí, além de comemorar, é superimportante cumprir os itens de comprovação e execução propostos no projeto. Guarde todas as notas fiscais; preencha os relatórios de acompanhamento mensalmente; crie um processo de acompanhamento do edital e informe aos órgãos de fomento quaisquer mudanças de escopo que acontecerem. É importante cumprir as datas combinadas e ser ético e transparente na condução das atividades propostas.

O que achou das dicas? Espero que tenha sucesso em sua participação em Editais.

Compartilhe e ajude a fomentar inovação!

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top