Skip to content

Lightning Talk – Progressive Web Apps, será essa a nova tendência!?

Você já ouviu falar de Progressive Web Apps (PWA)? Talvez não conheça pelo nome, mas certamente essa metodologia já te salvou como usuário.

Isso mesmo, como usuário! É simples: se alguma vez você conseguiu acessar uma página web em seu celular sem conexão, isso só foi possível pela PWA.  É ela que te livra do “jogo do dinossaurinho” e permite acesso a determinados sites mesmo em modo avião. Vamos entender mais sobre Progressive Web Apps?

O que são Progressive Web Apps e como funcionam?

PWA não é uma tecnologia, não é um framework. São conceitos que você pode ir agregando, independente do framework utilizado. É o que explica Eduardo Spaki, arquiteto de software há 15 anos.

Os Progressive Web Apps permitem conectividade pois usam dados em cache. Assim, existe a opção do cache e dos tradicionais dados de rede: o que chegar primeiro, vence. Mas quem sai ganhando é você, que precisa acessar algo com urgência enquanto é refém do lie-fi.

lie-fi
Lie-Fi: aquele sinal fraco que te passa a ilusão de estar conectado, porém não conecta absolutamente nada.

Além disso, a PWA permite uma experiência parecida com a de aplicativos ao acessar páginas web. Basta abrir o navegador e marcar a opção de “Instalar site como aplicativo”. Assim, o site ganhará um ícone na tela e terá os dados em cache prontos para o acesso.

“Entendi, é bacana para o usuário. Mas e para quem desenvolve?”

O desenvolvimento mobile e a experiência do usuário andam juntos. Colados. Pense o seguinte: Você desenvolve um aplicativo incrível de pagamento de estacionamento, mas ao avaliar os resultados percebe um engajamento péssimo. Por que?

Dentre várias possíveis razões, uma delas pode ser porque o usuário não tem conexão suficiente na hora de baixar e/ou utilizar o app. Assim, perde-se a conveniência e o usuário acaba optando por ir pagar a conta ao invés de perder tempo tentando baixar um app de 80 MB com o wi-fi fraco do shopping. Usar a metodologia PWA ajuda a garantir o sucesso do seu app.

No Lightning Talk abaixo, apresentado por Eduardo Spaki, você confere:

  • Mais exemplos da utilidade da PWA
  • Cases de sucesso
  • O histórico do desenvolvimento web
  • A resposta definitiva: PWA é tendência?

Assista o Lightning Talk de Eduardo Spaki sobre PWA

Este Lightning Talk fez parte da nossa Semana do Programador! Outras 4 apresentações serão postadas no blog nas próximas terças:

  • A viewpoint about DevOps – Tiago Bono (30/out)
  • Um bate-papo sobre segurança, tecnologia e inovação – Amanda Lima (6/nov)
  • Como se tornar relevante na área de tecnologia sem perder a humildade ou ser um rockstar – Gabriel Ferreira (13/nov)
  • O dia a dia de um desenvolvedor com deficiência visual- Alexandre Costa (20/nov)

Acompanhe o blog para não perder os conteúdos. E se você quer receber mais informações sobre desenvolvimento de aplicativo e outras tecnologias, assine a newsletter da DB1 IT Services.

Até a próxima!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top