23/03/2018 Comunicação DB1

Resiliência: maestria em retornar à forma original

Esse texto é o primeiro de uma série de textos que discutirão resiliência e quais as ferramentas utilizadas para atingir essa habilidade e, então, aprendermos a ser mais felizes e resolver problemas de maneira positiva.

Imagine-se vivendo uma situação muito difícil para você: pode ser uma mudança radical de vida, pode ser uma doença, morte na família, separação conjugal, problemas familiares ou um clima pesado e estressante no trabalho. Você pode refletir especificamente sobre um problema que você está enfrentando hoje! É provável que seja fácil voltar o pensamento para essa situação, afinal, é algo que está sendo vivenciado e provavelmente te gera sofrimento. Algumas vezes esses problemas são fáceis e rápidos de resolver, outras vezes são difíceis e exigem tempo e paciência para serem resolvidos. Fáceis ou difíceis de serem resolvidos, problemas geram sofrimento!

Depois de ter imaginado uma situação difícil ou lembrado do seu problema, tente imaginar que todos os dias você terá que resolver esse problema e que ele se torna cada vez mais complicado e gera cada vez mais sofrimento. É possível viver bem, sofrendo diariamente para resolver problemas? Não, não é possível!

Prefere vídeo? Confira o Lightning Talk sobre o assunto

Os Lightning Talks são apresentações na DB1 que duram em média 15 minutos. Assista abaixo o LT ministrado pela autora deste artigo, Jaqueline Bordin:

Quando os problemas acendem uma luz amarela?

À medida que os desafios da vida vão ficando constantes na nossa rotina e que o sofrimento vai aumentando, nós começamos a mostrar sinais de estresse, ansiedade ou depressão. A nossa concentração fica reduzida, nosso humor fica instável, nos sentimos a flor da pele, cansados, sem vontade de fazer o que gostamos. Passamos a nos sentir ansiosos, temos aumento ou perda de apetite e a sensação é de que estamos perdendo o controle do nosso corpo, dos nossos sentimentos e da nossa vida.

Por que só comigo?

Se você está se sentindo assim ou já se sentiu, talvez já tenha pensado em algum momento: “Por que será que determinada pessoa leva a vida tão ‘de boa’? Por que será que ela nunca está estressada? Parece que nada afeta essa pessoa! E quando acontece alguma coisa na vida dela, ela resolve de maneira tão tranquila. Será que ela não tem problemas? ”. Sim, ela tem problemas! Todos nós passamos por situações desafiadoras ao longo da vida. O que faz com que uma pessoa resolva problemas melhor que a outra, com menos sofrimento e efeitos colaterais é a capacidade de ser resiliente!

Mas, afinal, o que é essa tal de resiliência?

A resiliência tem sido muito apontada como uma das habilidades mais importantes para viver bem, melhorar relações interpessoais e aumentar desempenho acadêmico e profissional? Resiliência é a capacidade que algumas pessoas têm de se adaptar aos desafios da vida e lidar melhor com problemas. O termo resiliência veio da física: a resiliência de materiais explica a propriedade que alguns corpos apresentam de retomar a forma original após terem sido submetidos a deformação elástica. Apesar desses materiais sofrerem desgaste eles não permanecem deformados.

Trazendo esse conceito para a nossa vida, resiliência torna-se a capacidade que algumas pessoas têm de se adaptarem a situações difíceis e não adoecerem emocionalmente. Resiliência não significa não sofrer, mas sofrer só quanto for preciso e ter força e tranquilidade para resolver os problemas!

E aí? Você se considera uma pessoa resiliente? Conhece alguém que tenha essa habilidade? No próximo texto, vamos discutir se é possível desenvolver a resiliência.

 

Jaqueline C. Bordin é Psicóloga Clínica e Facilitadora do Método Friends, parceira da DB1 no projeto “Resiliência. Qual o limite da sua tolerância?”

Comentários

comentários

Tagged:

Sobre o autor

Comunicação DB1 A DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá – PR, atua há 17 anos no mercado de tecnologia da informação, com softwares e serviços de desenvolvimento para empresas de médio e grande porte. A DB1 é a única empresa de tecnologia do Brasil com certificação MPS.BR nível A, possui certificação internacional CMMI-DEV nível 3 e figura há sete anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Seu Futuro é o nosso compromisso”, a DB1 se compromete com entregas de impacto e com qualidade para transformar o futuro de empresas e pessoas.