06/06/2018 Carlos Capel

Como criar um projeto com User Experience (UX), Usabilidade e Acessibilidade

Sem User Experience (UX), Usabilidade e Acessibilidade, a qualidade do sistema é altamente comprometida. Imagine um software com todo o potencial de se tornar referência no mundo, mas que não vai para frente porque os usuários não entendem como usar (ou não conseguem por alguma deficiência). Nunca vale dizer “na minha máquina funciona”, ou culpar o usuário: é o software que deve ser adequado.

A experiência do usuário, quando considerada, é capaz de tornar um sistema muito mais receptivo, abrangente e interessante de ser utilizado por um público muito maior. A Usabilidade e a Acessibilidade são essenciais para que ninguém seja impedido de utilizar seu software, aplicativo ou gadget.

Nesse Ciclo de Capacitação, você aprenderá os fundamentos e grandes dicas para aplicar UX no seu dia a dia. Assim, poderá se orgulhar de produtos com ainda mais qualidade! Não importa se é um desenvolvedor, analista ou tester: todos podem contribuir para uma melhor experiência do usuário.

User Experience (UX), Usabilidade e Acessibilidade em Desenvolvimento de Software em 4 vídeos:

Saiba o que encontrará em cada vídeo desse Ciclo de Capacitação.

  • Vídeo 1 – Usabilidade: O que é? Conceitos e Cases
    • Diferenças entre Usabilidade e UX: Usabilidade não é UX e vice-versa
    • O que constrói uma boa Usabilidade
    • Princípios de Jakob Nielsen (Usability Engineering), considerado o pai da usabilidade, e Dom Norman, que desenvolveu a teoria de Design Centrado no Usuário.
    • Case Snapchat
  • Vídeo 2 – Heurísticas: Uma poderosa prática para avaliar a usabilidade
    • O que é uma heurística
    • As 10 heurísticas de Nielsen
    • UX Check para Análise Heurística
  • Vídeo 3 – Acessibilidade: O que é? Conceitos e cases
    • A definição de acessibilidade por Lucas Radaelli, programador do Google com deficiência visual
    • 4 pontos que um sistema precisa abordar para ser acessível
    • Cases sobre acessibilidade
  • Vídeo 4 – Estamos pensando (e fazendo) produtos realmente acessíveis? Ações e ferramentas para o seu dia-a-dia
    • Como gerar novas oportunidades de negócio por meio da empatia
    • Como projetar de forma inclusiva
    • 6 dicas práticas para produtos mais acessíveis
    • Ferramentas para testar se seu front-end está adequado para o usuário
    • Toolkit de acessibilidade

O futuro pertence aos empáticos!

Criar boas experiências está ligado à empatia. Todo produto que mostra preocupação com o cliente se destaca. Você com certeza já viu cases sobre o Nubank, Uber, Netflix e tantos outros.

Isso não é um assunto só de marketing! O software também precisa ser focado no usuário para cumprir seu propósito.

Essa série de vídeos é feita para que você possa compreender formas simples de aplicar UX aos seus projetos.


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Sobre o autor

Carlos Capel Carlos Capel atua como UX Designer há dois anos. Já participou de diferentes projetos envolvendo startups da área da saúde, fintechs, ecommerces, entre outros, sempre projetando para a Experiência do Usuário em plataformas Web e Mobile (iOS e Android). Possui graduação em Comunicação e Multimeios pela UEM e pós-graduação em Design de Interação pela Universidade Positivo.