07/05/2018 Anderson Varago

Como conquistar a Certificação Project Requirements Analyst APRA™

Decidi tirar a certificação Project Requirements Analyst APRA™ para conquistar visibilidade como Analista de Negócios, o que é difícil no dia de hoje. Essa dificuldade atual vem do mercado restrito para treinamentos e certificações. Felizmente, a DB1 tem uma política de nos incentivar à melhoria como pessoas e profissionais. A empresa me ajudou a buscar e direcionar caminhos para me qualificar, e ser ainda melhor no meu desempenho.

Com isso, recentemente recebi a oportunidade de retornar à área que tenho tantas aspirações, a análise de negócios, o qual me propiciou energias para buscar ainda mais conhecimento e aprimoramento. E minha porta de entrada foi a certificação APRA™ (Certificação Project Requirements Analyst) da IO4PM.

O que é a Certificação Project Requirements Analyst  APRA™

Essa certificação intensifica as habilidades pessoais na área de requisitos e negócios, fazendo com que a identificação de todos os interessados, todas considerações e necessidades tenham a garantia de entendimento das implicações dos novos sistemas.

A certificação em si revela uma infinidade de conteúdo que leva a reflexão de melhoria de desempenho com um trabalho de qualidade. Na DB1 isso é visível na entrega de valor ao cliente, onde a identificação dos pontos a serem melhorados é transparente e, graças a certificação, a concepção de rumos é mais assertiva.

Por que a APRA™ vale a pena?

As possibilidades infinitas de adaptação e combinação de conhecimento em projetos, processos e desenvolvimento formam o grande destaque da certificação APRA ™. Você irá adquirir técnicas de análise e gerenciamento de requisitos que farão a diferença no seu trabalho diário.

Dicas para estudar para a Certificação Project Requirements Analyst APRA™

Para buscar a certificação APRA ™, deve-se existir inicialmente empenho e planejamento. A DB1 é uma grande incentivadora nesse processo de adquirir esse empenho de se certificar, o que nos fornece o direcionamento e o apoio para planejar tudo isso.

Nesse planejamento, é importante se atentar a o que estudar, e como estudar.

O que estudar para a certificação

Recomendo as seguintes referências:

– Project Management Revealed – IO4PM

Este pdf criado pela IO4PM é de acesso gratuito. É um material muito útil para se preparar para a prova da APRA™. O ebook é inteiramente em inglês.

– “Fundamento da Engenharia de Software” de Klaus Pohl e Chris Rupp.

O livro é essencial para o profissional de análise de requisitos que deseja buscar certificações.

Como estudar para a certificação

Aponto uma técnica muito importante em leitura de conteúdos extensos, que é anotação de pontos importantes. Assim, após finalizar o estudo dos materiais, as anotações te auxiliarão em uma revisão de conteúdo, além de exercitar sua identificação desses pontos.

Existem alguns pontos para se atentar. Entre eles, é que a prova é online e somente em Inglês. Por isso, é recomendado certo domínio sobre a linguagem, pois a prova não é fácil, e exige do aluno conhecimento e experiência acerca de situações cotidianas da área. Outro ponto, é que são 50 questões, em 60 minutos, no qual se exige 60% do total de pontos.

Concluindo: a certificação vem de dedicação e incentivo.

Iniciei este texto contando um pouco sobre a dificuldade de buscar certificações em um mercado que, ao mesmo tempo que valoriza o profissional certificado, restringe o tempo de treinamentos. Por isso, a dedicação sozinha não basta: precisamos de incentivo da empresa.

A DB1 nos proporciona esse ambiente para desenvolver ideias que promovam o crescimento de todos, de nosso trabalho e de nossa análise de negócio. Assim, quero finalizar meu artigo agradecendo a DB1, por ser incentivadora e parceira nessa jornada.

Também está no caminho para a certificação? Deixe seu comentário sobre sua experiência!

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Anderson Varago Anderson Varago é Analista de Negócios na DB1 Global Software. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e licenciado em Matemática, possui Certificação em Análise de Negócio (APRA™) e Scrum Master (SMAC™). Entusiasta na busca de desafios, busca sempre aperfeiçoar o conhecimento e aprimorar boas práticas no trabalho.