Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
Bem-vindo ao primeiro artigo da série ”A Chat About Tech”, onde iremos discutir sobre o futuro da tecnologia no Brasil.
A série terá 4 vídeos, os quais serão sobre os seguintes temas:
Agora, em nosso primeiro artigo, falaremos sobre uma série de entrevistas realizadas no Fórum do IT com o tema O futuro da tecnologia no Brasil.
O evento aconteceu no ano passado, onde várias pessoas ligadas à tecnologia se encontraram com o objetivo de discutir suas opiniões sobre a importância da inovação, seus caminhos e previsões para o futuro.
Cada vez mais temos a inteligência artificial fazendo parte de muitas tarefas do nosso dia a dia – desde ir ao mercado e passar pelo caixa rápido sem nenhum atendente, até ligar para alguma empresa prestadora de serviços e durante todo o atendimento ser atendido por um robô.
Tecnologia – resolver problemas que não foram resolvidos
Para os entrevistados no Fórum de TI, uma das principais funções da tecnologia nos dias de hoje é encontrar soluções; afim de tornar nossa vida mais simples, fácil e prazerosa.
Para eles, é comum observar que, ao surgir algo inovador, haja também um certo medo em relação às mudanças que, ao transformarem relações nos forçam a encontrar novas maneiras de nos relacionar com esses novos produtos.
Além disso, segundo os entrevistados, ao observarmos essas novas tecnologias de inteligência artificial que surgem a cada dia no mercado, costumamos ter um olhar passível, como se não tivéssemos controle sobre elas.
Ao observarmos qualquer produto, serviço ou tecnologia que possui algum tipo de inteligência artificial, estaremos nos relacionando com um algoritmo de inteligência cognitiva.
Esse algoritmo foi feito por uma pessoa, e dentro dele existem diversas ”opiniões” que formam a personalidade dessa inteligência artificial.
Portanto, segundo os entrevistados, não devemos olhar para esse tipo de tecnologia como algo que não está no controle de nossas mãos, mas sim como algo que é programado por nós e para nós.
Assim, podemos entender que dentro da inteligência artificial existe também inteligência emocional.
É ela quem vai ditar a personalidade do algoritmo. Portanto, é essa a principal parte que nos ajuda a solucionar problemas da sociedade através de produtos que surgem como resultado dessa inteligência.
Segundo Fernando Nicolodi, um dos entrevistados no Fórum de TI, muitas pessoas ainda desconhecem a capacidade que a tecnologia tem de nos ajudar.
Para ele, diversos processos que hoje exigem muito material, recursos e pessoas podem e devem ser simplificados com o uso da tecnologia.
Ao compararmos o modo em que vivemos atualmente com 50 anos atrás, é possível observar diversas situações em que a tecnologia facilitou nossa vida e nossos processos.
Pense – quais tecnologias que existem há menos de 10 anos e hoje você não viveria sem?
Conforme a tecnologia está se desenvolvendo, a tendência é que cada vez mais existam novas maneiras de realizarmos ações do cotidiano de maneira mais fácil e simplificada.
Um bom exemplo é como hoje em dia é mais fácil ir de um lugar para outro usando o Uber – se compararmos com 10 anos atrás que para conseguir um táxi você tinha muito menos controle e conhecimento sobre sua corrida.
A tecnologia é um processo constante que evolui a cada dia.
Não podemos parar sua evolução, por isso precisamos estar preparados e conscientes de que ao longo do tempo iremos nos adaptar às novas situações e, além disso, devemos entender que não se trata de algo ruim.
No primeiro vídeo da série você encontrará mais informações sobre o assunto e as entrevistas completas que deram origem a esse artigo.
Para saber mais sobre esse assunto clique abaixo e se inscreva para ter acesso ao vídeo sobre o futuro da tecnologia.
Comments (0)