Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
A Ciência de dados ou Data Science está se popularizando cada vez mais, porém o que é exatamente?
Não existe um consenso, há diversas definições populares, entretanto, alguns fundamentos são inegáveis, como: estatística, programação e matemática. Com a união desses fundamentos é possível utilizar técnicas que buscam a transformação de dados em informação, conhecimento e ação.
Particularmente, eu vou um pouco além, pois vejo outros pilares fundamentais nesta área, além dos citados acima. Afinal, lembremos que o nome não tem a palavra “Ciência” à toa, já que envolve também a descoberta, experimentação, formulação de hipóteses, ética na coleta e uso dos dados. Logo, um pensamento de cientista é indispensável e isso é nítido, pois assim como temos cientistas de diversas áreas, em que estes são especialistas em seus respectivos campos, é necessário que o cientista de dados também deva entender com o que está trabalhando, ou seja, compreender muito bem a regra de negócio, a fim de sofisticar suas análises e extrair o máximo de resultados possíveis.
Portanto, a ciência de dados é uma área inter e multidisciplinar que permite com o uso de dados a tomada de decisão mais assertiva, sendo um alicerce das empresas de hoje em dia, visto as gigantes Amazon, Facebook e Google que são pioneiras no uso de análise para entender seu público e inovar em serviços, produtos e aquisições.
E claro, um dos grandes motivos deste sucesso no meio empresarial está na cultura Data Driven, isto é, no entendimento da importância do processo analítico, tal que toda empresa tenha isto em mente, pois ainda é comum falar de números, estatística ou matemática e gerar um certo “medo” ou “descaso” em profissionais que, em teoria, não deveriam utilizar isso. Porém essa é uma visão antiquada, TODOS devem utilizar dados em algum nível e conhecer os conceitos, mesmo que os básicos. Veja por exemplo o Marketing, uma área que há anos atrás era tida por várias pessoas composta por profissionais que usariam puramente de sua criatividade para obter resultados, enquanto hoje a área se pauta em análises comportamentais e cognitivas, além de métricas em tempo real advindas de mídias sociais e outras fontes.
Logo, independente de sua área de atuação, se quer ser um profissional atualizado será sim necessário aprender a trabalhar com dados, um autor uma vez disse que “…saber estatística será tão importante quanto saber ler e escrever…”. Essa realidade está cada vez mais presente, podemos ver pelas Startups de sucessos que utilizaram este potencial para criação de negócios disruptivos e ainda utilizam para tomadas constantes de decisões, como:
Ficou interessado no Data Science e não sabe por onde começar? Calma que teremos mais posts, mas se não quer aguardar e já tem algo em mente, entre em contato com a H0 Consultoria, que conheceremos mais sobre seu cenário e mostraremos como esta prática pode ajudar em sua empresa.
Vinicius Félix é bacharel em Estatística e Professor universitário, possui ênfase na visualização de dados. Sócio fundador da H0 Consultoria, atua como cientista de dados e consultor estatístico. Tem como missão fomentar a cultura data science e driven, visando o melhor uso dos dados, seja em empresas ou na sociedade como um todo.
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