Skip to content

Management 3.0: a terceira geração dos processos de gestão

Em uma época focada na eficiência como no início do século XX, em que as industrias precisavam produzir mais e mais na linha de produção, em que um determinado material passava por um estágio em que preparava a futura peça para o estágio seguinte, os trabalhadores eram limitados a uma rotina simples de atividades. Desta forma, quem “colocava a mão na massa” seguia a orientação de quem tomava as decisões sobre o que e como fazer.

Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:

Com a evolução industrial e a multiplicação dos campos de atuação, este modelo torna-se defasado e obsoleto, já que não se mostrava tão eficiente em atividades fora do âmbito puramente industrial.

Logo surgem teorias e métodos de produção e trabalho focados em aumentar a eficiência dos gestores, por acreditar que eles teriam o necessário para otimizar os processos e que a partir da orientação deles, os executores atingiriam a excelência.

Com a constante evolução em todos os aspectos, não somente para capacitar “quem mandava” deixou “quem fazia” em alto estágio de dependência, revelando problemas em relação a criação de hierarquias desnecessárias, tomada de decisões lentas, entre outros entraves, que deixavam trabalhadores operacionais fora do processo de busca da eficiência e crescimento.

A terceira geração dos modelos de gestão focada em agilidade, uma maior independência das equipes de produção. A autonomia dos times é aumentada, e sua capacidade de se auto organizar em busca de objetivos e metas estabelecidos de forma colaborativa, isso quer dizer que, a visão do Líder/Organização em o que se espera é discutida com todo grupo onde estes podem colaborar na construção do “como”.

A presença do gestor permanece, mas o gerenciamento torna-se responsabilidade do grupo e grupos são formados por pessoas, logo, o foco vai para a maneira como as pessoas se relacionam e se sentem em relação ao trabalho, ambos respeitando as barreiras das responsabilidades de cada grupo…

O Management 3.0 – termo criado por um holandês, Jurgen Appelo, em seu livro de mesmo nome, trata desta nova maneira de atuar de gestores e lideres e teve seu campo fértil na área da Tecnologia da Informação, e agora vem se espalhando por outros campos de atuação no mundo corporativo com a mudança na forma com que as equipes se organizam e desenvolvem seu trabalho.

Este modelo prega a mudança no comportamento do gestor. Ele deve tornar o ambiente “confortável” aos executores visando a melhoria da produção. Se anteriormente ele ditava regras e detalhes sobre como a equipe deveria se portar, hoje ele deve focar em maneiras que incentivem o time a trabalhar, respeitando algumas restrições, para que se chegue a um resultado definido. Assim os participantes terão espaços maiores para atuar em busca do ambiente ideal de trabalho.

O Mangement 3.0 instiga as empresas a repensarem a própria estrutura, tornar os processos mais produtivos, com a implantação de técnicas e ideias que ajudam a energizar as pessoas (motivação, criatividade, atitude), empoderar times (auto-organização, autonomia, confiança por parte dos gestores), alinhar restrições organizacionais (alinhamento de interesses, engajamento, foco), desenvolver competências (autossuficiência, capacitação, evolução das pessoas). Abaixo temos a imagem clássica difundida pelo livro: Leading Agile Developers Developing Agile Leaders, de Appelo Jurgen.

Empoderar Times

Times devem ser auto organizados, mas para isso será necessário empoderamento, autonomia e confiança dos gestores.

Alinhar Restrições

As restrições sempre são importantes para guiar e alinhar o interesse de todos os envolvidos. Visto que, por mais engajadas que as pessoas estejam, se o foco não for único, toda ação tomada pode não atender o objetivo proposto.

Desenvolver Competências

O time deve ser auto organizado e também autossuficiente, ou seja, preparar e evoluir as pessoas deve ser uma prioridade.

Crescer a Estrutura

Toda organização deseja crescer, no Management 3.0 isso não é diferente. Porém o crescimento deve ser consciente e com foco na qualidade do ambiente colaborativo.

Melhorar tudo

Melhoria contínua deve ser lei, ou seja, a receita do sucesso vai ser errar e aprender com os erros, dessa maneira não tem como não atingir os objetivos e metas.

Trata-se de uma ideia, um modelo ou forma de pensar “Mindset” da gestão, transformando o local de trabalho em um ambiente transparente e colaborativo, dando condições para que cada um tome suas decisões e assuma a responsabilidade por elas. A atuação deve ser multidisciplinar, ou seja, o indivíduo não deve apenas realizar o que lhe foi proposto ou somente aquilo a que ele se propõe, criando-se um ambiente a que o colaborar possa atuar da melhor maneira possível e estando feliz com isso.

Aprender com os erros e procurar melhorar sempre deve ser uma regra. A estrutura deve crescer, mas conscientemente, sem causar prejuízos à qualidade do ambiente corporativo. Trata-se de otimizar processos e motivar trabalhadores tornado tudo mais produtivo.

Mas, atenção: não há uma maneira de simplesmente se implantar o método Management 3.0 em uma empresa. Não se trata de um modelo fixo. O próprio conceito permite e até favorece a flexibilização. Cabe ao gestor entender essa prática e como ela pode ser utilizada de acordo com as características de sua empresa.

*David Santos é Diretor Executivo e CEO da IT Services, uma empresa do grupo DB1

CEO | DB1 Global Software no DB1 Group.

Tenho conhecimentos em análises, avaliações de viabilidade econômico-financeiras, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação, utilizando metodologias ágeis, visando automatizar processos e rotinas de trabalho entre times e departamentos da empresa. Com mais de 10 anos de experiência em TI, vivência em consultoria e atendimento a grandes clientes.

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top
Tech Journey | Blog | DB1 Global Software
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.