Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
Possuir uma loja virtual completa, organizada, atrativa e funcional é tão importante quanto garantir que a experiência de compra iniciada na loja seja satisfatória integralmente, para isso ser possível é preciso dar atenção a todo processo de retaguarda da operação, o back-office.
Um princípio básico para o bom funcionamento do back office com a loja virtual ou com os marketplaces é a integração entre esses dois lados para que tudo ocorra de forma instantânea e de preferência transparente para o usuário, garantindo a fluidez dos processos do e-commerce.
Uma plataforma de ERP, permite a integração através de uma API REST, que se comunica via webservice, essa comunicação pode ser realizada diretamente entre a loja virtual e o ERP. A principal característica de uma integração é ter estabilidade, velocidade e transparência no processo. Todos os dados dos produtos e preços são enviados para a loja online ou marketplace instantaneamente. Com isso, ao verificar que existe um novo pedido na loja o mesmo é inserido no ERP e permite que a atualização de reserva de estoque, fluxo de caixa, cálculo de impostos e verificações de regras comerciais.
Ao realizar processos administrativos e operacionais do pedido o ERP também informa à loja virtual ou marketplace sobre os passos executados. No momento de realização de faturamento e geração de etiqueta logística o ERP informa a loja sobre a etapa em que está o código de rastreio. Com esses tipos de integração existe maior sinergia entre as informações do dia a dia da equipe e entre as informações apresentadas ao cliente na ponta, passando mais credibilidade e confiança nos processos da empresa para os clientes.
Com uma boa integração um e-commerce consegue trabalhar de forma atualizada e dinâmica os dados dos seus produtos, preços e estoque, além de gerenciar todos os pedidos, suas reservas e dados financeiros, faturar, gerar rastreio e emitir nota fiscal. Com todos esses processos funcionando de forma dinâmica e clara é possível gerar relatórios de performance, de operação e gerenciar as estratégias da organização para comprar melhor, formar preço de maneira consistente e trabalhar com segurança nas ações comerciais. Nesse contexto o cliente final só tem a ganhar, pois organização e rapidez na integração de dados e processos reduz riscos e atrasos, mantendo uma boa reputação para os sellers.
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