Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
O caminho da inovação passa pela estratégia da dor até à entrega do valor.
Esse processo inovativo começa com a identificação de um problema; em seguida passa-se à coleta de informações; à geração de ideias (brainstorming criativo); à verificação e, por fim; à execução da startup.
A inovação é cíclica e possui vários estágios que acompanham o ciclo de vida do produto (surgimento, crescimento I, crescimento II, maturidade, declínio e morte) e deve envolver um porquê claro, para que o como e o quê se tornem meros detalhes (teoria do círculo de ouro, de Simon Sinek).
Neste âmbito, o intuito deste artigo é ilustrar os estágios da inovação com 3 cases, que envolvem diferentes fases do ciclo de vida do produto e seus respectivos desafios e conquistas:
1) ANYMARKET (player de mercado no âmbito de integração com marketplaces);
2) Tinbot (produto em fase de protótipo – robô empresarial que pode até ser líder nas corporações);
3) Koncilia (produto em fase de validação de escalabilidade – SAAS de conciliação automática de recebimentos dos marketplaces).
O ANYMARKET é um produto que está na fase de crescimento II. Neste estágio, o produto já possui persona bem definida, equipes estruturadas (sales-marketing, suporte, implantação, desenvolvimento, evolução, testes) e os desafios são no sentido de aumentar o CLV (Customer lifetime value – valor do ciclo de vida do cliente) e se tornar aquele produto vaca leiteira, ou seja, em um cenário de mais pontes fortes e mais oportunidades, com muitos diferenciais perante à concorrência e penetração intensa de mercado para prolongar, assim, a vida útil do produto.’ Neste sentido, o bom atendimento, o boca a boca positivo dos clientes, o marketing profissionalizado por meio de conteúdos que gerem leads qualificados (inbound marketing – marketing de entrada) são cruciais.
O Tinbot, por sua vez, está na fase de crescimento I, que é aquele estágio em que é necessário passar pelo vale da sombra da morte para sobreviver. É um período em que acontecem os desafios do posicionamento de marketing (criação do arquétipo, persona, site), validação de mercado, fechamento dos 50 primeiros clientes, estruturação de equipe, parceiros, fornecedores. É o momento em que se passa pelo entendimento das dores do cliente para se entregar o verdadeiro valor.
O Koncilia está na etapa de surgimento do produto. Os desafios são bem peculiares, pois não há concorrentes diretos e tem-se a abertura de um novo mercado no âmbito da conciliação automática dos recebimentos dos marketplaces. Neste ínterim, verificam-se oportunidades de abertura de mercado, produção de conteúdos para geração de leads, formulação da proposta de valor, produção do MVP (mínimo produto viável), primeiros clientes, primeiros parceiros e etapa de validação da escalabilidade no sentido de stop ou go to market do produto.
O caminho da dor ao valor acompanha todas as fases do ciclo de vida do produto, sendo que em tempos de mudança e ondas de turbulência, as empresas precisam se adaptar cada vez mais rapidamente às transformações digitais. O feedback do cliente é fator crucial para qualquer negócio e este contato deve ser frequente para que as empresas estejam sempre entregando valor. Aliás, “seus clientes mais INsatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado” (Bill Gates, fundador da Microsoft).
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