Skip to content

Porque Outsourcing é visto como fonte de redução de custos

Os ventos da economia começam, timidamente, a dar sinais positivos de mudança em virtude das expectativas quanto ao cenário político brasileiro.

De todo modo, segundo a imensa maioria dos especialistas, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que retomemos a trilha de um crescimento sustentável e bem estruturado.

Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:

Se em épocas relativamente estáveis, a redução de custos que não comprometa a qualidade dos processos de uma empresa é sempre bem-vinda, imagine em períodos como o que vivemos atualmente.

Neste sentido, quero abordar nesta publicação, os benefícios do Outsourcing enquanto uma fonte incrível de redução de custos, sem que haja – quando nos referimos a consultorias sérias e bem estabelecidas – um detrimento na solidez dos processos organizacionais.

Como funciona o Outsourcing?

O Outsourcing pode ser usado em quase todos os setores de um negócio (do TI, passando pela contabilidade, financeiro, até o RH ou Vendas, para citar alguns exemplos).

 Entretanto, compartilho da opinião de que o ideal é você terceirizar atividades que não são o “Core Business” do seu negócio. E porquê?

 Porque deste modo, você poderá se concentrar no seu foco real de atividades e não em campos nos quais você não possui domínio ou especialidade.

Além disso, concentrar o Outsourcing em determinados setores da empresa facilita a questão do controle de qualidade dos serviços contratados.

Porque ele reduz custos?

A resposta para esta questão é simples. Imagine que você precisa implementar uma solução Fiscal em sua empresa.

Uma reflexão rápida já é suficiente para deduzirmos o alto custo de todo este processo: infraestrutura, salários de equipes, solução para processamento, conhecimento no tema para o correto manuseio das informações, e, possivelmente, necessidade de ampliação de espaço de trabalho.

 Além de custoso do ponto de vista material, a ação é complexa, demanda muito tempo e o custo será constante com a renovação de manutenção anual, novas aquisições de licenças, etc.

No caso do Outsourcing, você precisará apenas avaliar bem os fornecedoras do serviço antes da contratação e delegar algum profissional para ser o elo (ponto focal) entre o fornecedor dos serviços e sua companhia.

Além disso, a redução dos custos se nota, também, no ponto de vista contábil, pois os investimentos com Outsourcing são avaliados enquanto despesa operacional – custo esse abatido no IR de empresas.

Para encerrar

Embora o foco do artigo tenha sido a redução de custos propiciada pelo Outsourcing, ainda há outra série de vantagens referentes a terceirização de serviços que podemos citar:

Flexibilidade: tanto para contratar, quanto para reduzir os serviços contratados, caso necessário;

Inovação: uso de tecnologia e sistemas de ponta para o gerenciamento dos mais diversos processos;        

Integração das áreas de um negócio:  empresas fornecedoras de Outsourcing costumam focar em um gerenciamento que favoreça a integração e melhore questões organizacionais da companhia;

Equipe de especialistas: por fim, como dado fundamental, especialistas cuidarão de áreas que não são o núcleo ou foco de sua empresa.

Quer conhecer nossos cases de sucesso que terceirizaram e obtiveram todos esses benefícios? Acessem: www.db1it.com.br

Grande Abraço, Até a Próxima.

Sobre o autor

David Santos é Diretor Executivo na DB1 Global Software

Tem conhecimento em avaliações de viabilidade econômico-financeiras, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação, utilizando metodologias ágeis, visando racionalizar e/ou automatizar processos e rotinas de trabalho entre os departamentos da empresa.

Com 12 anos de experiência em TI, vivência em consultoria e atendimento a grandes clientes.

CEO | DB1 Global Software no DB1 Group.

Tenho conhecimentos em análises, avaliações de viabilidade econômico-financeiras, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação, utilizando metodologias ágeis, visando automatizar processos e rotinas de trabalho entre times e departamentos da empresa. Com mais de 10 anos de experiência em TI, vivência em consultoria e atendimento a grandes clientes.

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top
Tech Journey | Blog | DB1 Global Software
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.