Skip to content

Como uma boa logística pode fazer a diferença no seu e-commerce.

Ganhar uma venda por um bom anúncio, um preço atraente em meio a grande concorrência que as lojas de e-commerce enfrentam hoje já é difícil, e depois disso começa um grande desafio, converter essa venda em outras vendas para um mesmo cliente ou seus conhecidos.

Essa questão assombra muitos lojistas, muitas vezes a primeira coisa que passa pela cabeça para ganhar essas batalhas é diminuir o preço, vender mais barato. O cliente voltar ou indicar uma loja está relacionado à sua percepção da experiência de compra completa, o preço pode ser um fator de decisão momentâneo.

Um dos aspectos mais importantes da experiência de compra para o cliente é receber o produto certo, na quantidade e no prazo correto. Para conseguir entregar isso para todos os clientes os e-commerces precisam se atentar à qualidade do processo logístico, tanto interno quanto externo. Ter um processo bem definido, com fluidez e tratativas adequadas para qualquer situação que possa ocorrer na logística interna e externa é essencial para uma loja virtual. É preciso também pensar se existem ferramentas e acordos consistentes no processo e se a logística está sendo pensada como um todo, e não apenas como a entrega da mercadoria.

Logística interna

A logística interna não é apenas a parte de separação de pedidos e despacho para transporte, ela começa no momento da compra quando, por exemplo, uma ferramenta pode ajudar no cálculo de quais itens é preciso comprar baseado no giro dos produtos; ao receber a nota fiscal e checar se a entrega está 100% consistente com o acordo de pedido; armazenar o produto com estratégia de olha para a curva ABC; considerar como otimizar ao máximo o processo de separação reduzindo passos no estoque para procurar a mercadoria; como consigo conferir de forma consistente se o produto separado é o pedido certo e indicar qual a melhor embalagem para entrega.

Após tratar o fluxo do produto internamente, criar acordos e integrações com operadores logísticos e transportadoras irá gerar maior confiança, rastreabilidade e previsibilidade para a operação. Para o cliente final o terceiro que realiza o transporte é de responsabilidade do e-commerce onde ele realizou a compra, por isso quanto mais próximos e quanto mais informações em tempo real existirem entre as partes, maior a chance de sucesso.

A resposta? Um bom ERP

Um ERP pode enviar informações em tempo real para o operador logístico e transportador e em seguida receber as informações para alimentar o fluxo do processo. Com isso todas as pontas do processo são tratadas, desde os dados do rastreio, precificação de frete, etapas do transporte, até o envio de datas para  a loja virtual e portal do cliente de maneira automática. Isso faz com que o processo de comunicação com o cliente seja muito mais eficiente.

O processo de logística interna e externa pode ser um fator decisivo no processo de fidelização de um cliente, um processo eficiente e confiável impacta diretamente na experiência de compra, dar importância a isso fará com que seu e-commerce seja reconhecido pelo bom serviço prestado, o que irá gerar bons frutos.

 

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top
Tech Journey | Blog | DB1 Global Software
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.