Skip to content
home-office-trabalhando

Como a comunicação pode contribuir para o seu time remoto

Como sabemos, times remotos estão cada dia mais comuns e podem ser tão produtivos quanto times físicos. A maior preocupação dos integrantes de um time remoto é a perda de produtividade por não estarem no mesmo ambiente e também o sentimento de solidão. 

Muitas vezes a solidão não é sentida somente em times remotos, você pode fazer parte de um time que está todo na mesma sala, porém não tem a comunicação apropriada para se sentir acolhido e a vontade para aproveitar o máximo do seu rendimento. 

Apesar da nossa cultura DB1 estar presente em todos os times, nem todos conseguem alcançar um alto nível de entrosamento e para ajudar neste processo, além do trabalho em equipe, é de fundamental importância ter uma boa comunicação entre os membros. 

Neste artigo, apresento sete dicas essenciais para uma boa comunicação, que podem ser aplicadas em todos os times, mas com o foco em um time remoto, com base na experiência que tenho vivenciado fazendo parte do time Hela no Projeto Senac. Atualmente estamos colhendo os frutos de uma ótima comunicação a cada sprint e nos tornamos um time referência em agilidade e trabalho em equipe. Posso garantir que um time remoto pode ter tanta performance quanto um time alocado na mesma unidade. 

1 Solte a voz 

Alguma vez você já deixou de fazer uma pergunta por achar ela “boba” demais? Este é um dos pontos mais falhos na comunicação de um time. Pois os demais integrantes perdem a oportunidade de conhecer as suas dificuldades e também a oportunidade de alinhar os conhecimentos para que todos se desenvolvam juntos. 

Sempre que houver uma dúvida, seja em reuniões de planejamento, reuniões diárias ou até mesmo no chat do dia-a-dia, pergunte! Um time maduro e inteligente nunca deixará de responder a sua pergunta por achar ela simples demais ou porque você está tendo dificuldade. 

2 – Não seja orgulhoso 

Na ideia da primeira dica, temos o fato de que muitas pessoas preferem quebrar a cabeça sozinhas a pedir ajuda e resolver o problema o mais rápido possível. 

É claro que todos os integrantes do time devem buscar cada dia mais a autonomia e maturidade para resolverem os problemas sem precisar da ajuda de alguém, porém a agilidade e produtividade do time está na capacidade de otimização do tempo e redução do desperdício do mesmo. 

Ajude e seja ajudado, duas cabeças pensam melhor que uma e sempre terá alguém para te mostrar um novo raciocínio que você não estava aplicando. Integrantes com a cultura da DB1 nunca irão te menosprezar para ser melhor do que você. 

3 – Aplique o Locus de controle 

Fique sempre atento no time e ao se deparar com o problema de um amigo, nunca pense “- Ah! Mas isso não é problema meu”. Qualquer problema do time, é problema seu sim! Seja proativo, dê ideias para resolução, apresente problemas similares que você já teve e que foram resolvidos. 

Lembra do entrosamento? Então, não perca a oportunidade de fazer alinhamentos para evitar outros problemas similares no futuro. 

4 – Dê preferência para ligações de áudio e vídeo 

Na linha de otimização de tempo, dê preferência para ligações ao invés de perder tempo tentando discutir algo em texto no chat. O entendimento fica muito melhor e o alinhamento é instantâneo de ambas as partes. 

Ligue a sua câmera para facilitar ainda mais o alinhamento, pois expressões faciais mostram muitas coisas que as palavras não mostram, como insegurança, incerteza, desconfiança e também coisas boas como um simples sorriso e uma expressão de satisfação. 

5 – Divida o foco 

Para ter um time com uma boa comunicação, não adianta existir apenas um chat em que todos falam sobre vários assuntos. Separe os assuntos, focos e objetivos em outros canais, assim você saberá exatamente onde tirar uma dúvida, apresentar uma observação e até falar sobre o seu passeio do final de semana. 

6 – Seja transparente 

Seja claro e aponte todas as atividades que você está realizando e o andamento de cada uma, principalmente as atividades impeditivas para os outros integrantes do time. Para cumprir um cronograma estabelecido, todos do time devem se planejar e esta transparência facilita muito neste planejamento. 

Comunique também as pausas realizadas como almoço, uma ida ao banheiro e até mesmo uma pausa para um café. Lembre-se que os outros integrantes não estão te vendo e estas informações são importantes. 

7 – Crie laços 

Quando consideramos um colega de trabalho como um amigo e conhecemos o perfil dele, a comunicação fica muito mais prazerosa e efetiva. Você saberá exatamente como o seu amigo agirá em situações adversas e saberá lidar com isso. 

Um time com laços afetivos quebra todas as barreiras do orgulho e desrespeito, trazendo muita felicidade e gratidão nos trabalhos realizados. 

A solidão nunca estará presente em um time entrosado. Estou dizendo isso a ponto de ter a sensação da distância geográfica parecer não existir e é exatamente isso que vivenciamos no meu time atual. 

Conclusão 

Estes são apenas alguns pontos que um time remoto que deseja ter um entrosamento deve adotar, alguns parecem ser óbvios, mas eles tendem a cair no esquecimento ou os integrantes acabam os negligenciando. 

Não adianta você fazer um curso por semana, ter três graduações e dezenas de certificações, se você não tiver uma boa comunicação e um bom trabalho em equipe.  

Seja feliz, trabalhe com prazer, faça amizades, assim nunca saberá o que significa a SOLIDÃO. 

Denis é bacharel em Sistemas de Informação pela UNOESTE (Pres. Prudente - SP), com especialização em desenvolvimento multi plataformas. Trabalha atualmente como desenvolvedor .Net no projeto Senac da DB1. Se interessa por assuntos como tecnologia, inovação, comunicação e metodologias ágeis.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top