Equipe discutindo estilos de liderança na Tech Journey
Carreira

Qual o meu estilo de liderança?

Equipe discutindo estilos de liderança na Tech Journey
Marcieli Mantovani
18 de outubro de 2019
Equipe discutindo estilos de liderança na Tech Journey

Você já parou para se perguntar e analisar que estilo de líder é você? Ou então que estilo de líder é o seu gestor? 

Saber identificar esse estilo de liderança é muito importante para conseguirmos aperfeiçoar habilidades que já temos, e desenvolver aquelas que não temos, ou no caso se você é um liderado, saber o que o seu líder irá te desenvolver, e o que temos que relevar.  

Um líder não é apenas aquela pessoa que possui um cargo superior, temos exemplos de liderança em várias situações do dia-a-dia, uma mãe pode ser considerada uma líder. Poucos sabem, mas existem vários tipos de líderes, vamos saber qual é o seu estilo?

Estilos de liderança

– O LÍDER COACH: Focado em desenvolver a equipe. Ajuda os profissionais a fazerem mais, definir melhor o seu foco e ajuda a sua equipe a procurar suas próprias respostas. Pratica o tempo todo a escuta atenta e estruturada.  
Nessa linha de fazer o profissional se desenvolver sozinho ele não entrega as respostas, ele entrega perguntas para fazer o liderado racionar e traçar o seu próprio caminho. 

– O LÍDER PARTICIPATIVO: Focado em ajudar os profissionais a trabalharem melhor em equipe, ajuda a equipe a dar mais ideias, melhorando o engajamento e ajudando a tomarem decisões mais rápidas. Estimula a participação de todos, possui a habilidade de persuasão para buscar o consenso. 

– O LÍDER DIRETIVO: É o líder que da a direção, mostra o objetivo. Ajuda os profissionais a trabalharem com autonomia, ele nunca será subjetivo em algo que pede para o liderado, deixando muito claro o resultado esperado, com isso consegue manter o engajamento de sua equipe. 

– O LÍDER VISIONÁRIO: Ajuda os profissionais a trabalharem em prol de um futuro maior e mais motivado. São líderes que querem “mudar o mundo”, criando um futuro atraente, mas não deixam de reforçar a importância da ação no presente.  

– O LÍDER MODELADOR: Ajuda os profissionais a executarem as tarefas com base em critérios de qualidade pré-estabelecidos e de forma rápida. Esse estilo de líder pede uma tarefa, porém não cede a oportunidade de executa-la sozinho, nesse caso o liderado consegue executar a tarefa de forma rápida. Tem alto foco no padrão de excelência e em resultados. Muitas vezes esse modelo de líder não ajuda a equipe a se desenvolver. 

– O LÍDER AFETIVO: Ajuda o profissional a se sentir parte de algo, se sentir querido, criar laços de fidelidade com a empresa. Possuí foco em pessoas e acredita que o bem-estar da sua equipe é a principal responsabilidade da liderança.  

– O LÍDER AUTORITÁRIO: Ajuda o profissional a cumprir o que é esperado dele de acordo com o padrão de qualidade do líder, ele é mais que o modelador. Acredita no poder unilateral, onde o caminho mais rápido para o resultado é a obediência.  

– O LÍDER LAISSEZ-FAIRE: É o líder sem ação, sem decisão e sem desenvolvimento, porém isso não quer dizer que ele seja um líder ruim, pode ser que esteja na função errada, na empresa errada e com isso se sinta desmotivado. Se você se pegar nesse estilo de liderança, chegou a hora de mudar! 

O Líder coach e líder participativo são chamados de líderes formadores, são ótimos para formar equipes. Deve-se utilizar este estilo de liderança quando a equipe está “bagunçada” e é necessário desenvolvê-la.  

O Líder diretivo e o líder visionário são conhecidos como líderes transformadores, são líderes de mudança. O ideal é utilizar este estilo quando não se está no caminho correto e é necessário mudar algo no procedimento, são líderes que enxergam além.   

O líder modelador e o líder autoritário são líderes controladores, e esse modelo deve-se utilizar em situações bem específicas, situações que demandem resultados rápidos.  

Já o líder afetivo é conhecido como líder paternalista, ou seja, aquele líder que protege muito a equipe. O ideal é evitar utilizar este tipo de liderança, você pode estar bloqueando o desenvolvimento de sua equipe, procure ser paternalista em situações que exija a proteção de seu time e não o tempo todo.  

Conclusão

Após explicar resumidamente sobre cada um dos estilos de liderança, muitos devem se perguntar: “Tá, mas qual é o estilo de líder que o mercado procura?” 

A resposta é que depende. Depende da situação, existem momentos que se pede um líder mais transformador, em outras um líder mais controlador e por aí vai, o ideal é que o líder seja situacional.  

Porém, dentre todos os líderes que falamos acima, os mais indicados são os líderes formadores e os líderes transformadores. O motivo? São os estilos de liderança que mais desenvolvem a equipe, que caso for necessário eles se reinventam e motivam a equipe a se reinventarem junto e irem para a “batalha”, além disso ensinam os liderados a verem além do hoje.  

Sobre a autora

Marcieli Mantovani é formada em Administração de empresas, Fast MBA Lead em Liderança e gestão de pessoas, cursando MBA em Gestão da Comunicação Organizacional.
Trabalha a 6 anos no mercado de negócios.


Escrito por

Marcieli Mantovani
Marcieli Mantovani é formada em Administração de empresas, Fast MBA Lead em Liderança e gestão de pessoas, cursando MBA em Gestão da Comunicação Organizacional. Trabalha há 6 anos no mercado de negócios.

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.