Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
Bom, vou começar me justificando de, porque alguém que não tem formação em humanas vai falar sobre emoções? Fica cada vez mais evidente as características e motivações das gerações X, Y, Z em um ambiente corporativo, percebi também que, não somente suas motivações, mas o quanto emocionalmente estas pessoas estão ou não preparadas, ou melhor, o quanto elas sabem de si mesmo para fazer parte de um time multifuncional.
Dentro deste contexto, percebo que excelentes profissionais não conseguem atingir seus máximos resultados, por isso resolvi compartilhar minha percepção sobre o tema citado. No final do Artigo, deixo as referências e créditos.
No mundo corporativo, os conhecimentos técnicos geralmente fazem com que os colaboradores sejam contratados, enquanto os problemas comportamentais fazem com que eles sejam demitidos. A incapacidade de se relacionar com os outros e de lidar com situações delicadas estão entre os principais fatores que prejudicam a imagem e a carreira de muitos profissionais. Pensando nisso, desenvolver a inteligência emocional no trabalho pode se um grande diferencial.
A Psicologia denomina como inteligência emocional a capacidade de administrar emoções para alcançar um determinado objetivo. É importante que as pessoas aprendam a lidar com suas inseguranças e seus medos para obter êxito não somente na vida pessoal, mas também em suas carreiras.
Colaboradores que possuem essa competência permitem que se crie um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e produtivo em resultados e ideias. Saber agir emocionalmente com inteligência traz muitas vantagens para o cotidiano de qualquer profissional. Entenda o motivo.
A inteligência emocional pode ser dividida em cinco áreas de conhecimento. São elas:
Saber lidar com as emoções e sentimentos próprios e alheios é de suma importância na convivência com outras pessoas, principalmente no âmbito profissional.
Descontrole emocional e alterações repentinas de humor em ambientes corporativos acabam desencadeando situações desconfortáveis, constrangedoras e que acabam alimentando fofocas e intrigas. Trabalhar suas próprias emoções e sentimentos, além de evitar esses acontecimentos, pode trazer inúmeras vantagens para sua vida profissional.
A inteligência emocional no trabalho nos ajuda a discernir nossos próprios sentimentos e também as emoções dos nossos colegas, nos tornando capazes de contornar situações que poderiam prejudicar nosso desempenho.
Relações desfavoráveis entre colaboradores, a falta de postura de algum colega, o estresse do dia a dia, um feedback negativo, um gestor insatisfeito ou mal-humorado e diversos outros fatores podem deixar o colaborador desestabilizado e prejudicar o ambiente de trabalho.
Nessas ocasiões, a melhor maneira de reagir é controlar as emoções, manter a calma e procurar raciocinar e tomar atitudes de acordo com a situação. E, sem autoconhecimento e equilíbrio emocional, isso é quase impossível.
Por esses e outros motivos, a inteligência emocional é um diferencial importante para que seus objetivos profissionais e pessoais sejam alcançados e para evitar que você se deixe abalar pelos conflitos e adversidades diárias. Além disso, nada como um bom relacionamento dentro da empresa para melhorar os resultados e contribuir para o bem-estar e a convivência pacífica entre colegas, líderes e subordinados.
Agora acredito ter passado um pouco de como eu enxergo a importância da inteligência emocional no ambiente profissional e quanto ela pode prejudicar ou performar seu desempenho dentro de sua organização.
Embora não seja fácil, é possível trabalhar seu emocional para encontrar o equilíbrio entre razão e sentimento e melhorar ainda mais o seu desempenho no trabalho.
Referência: Livro: Liderança, A inteligência emocional na formação do líder de sucesso, Daniel Golemman.
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