Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
Atualmente trabalho como Gerente de Projetos aqui na DB1 Global Software e gostaria de falar um pouco sobre uma situação que ocorre no meu dia a dia, pois penso que pode ajudar muitas pessoas. A situação é a seguinte:
Quando um cliente necessita de uma solução sistêmica para resolver um determinado problema, um dos pontos que ele pensa é: “Quem vai me ajudar no desenvolvimento dessa solução? ”. Se ele possui uma equipe de TI interna e disponível, naturalmente repassará tal demanda para esse time. Caso contrário, ele vai ao mercado para contratar uma empresa de software para ajudá-lo e aí que mora o grande problema. Muitas vezes, o cliente não sabe como pedir/solicitar essa contratação e no geral, o instinto é enviar um documento “pobre/macro” a várias fábricas, pedir um orçamento de custo e prazo, e fazer uma comparação simplista para eleger qual empresa irá executar a demanda.
Baseado nessa situação cotidiana, qual deve ser a postura de uma fábrica de software responsável? Ler o documento, fazer uma reunião de 10 minutos com o cliente e estimar por ordem de grandeza e enviar ao cliente? Sinceramente, não vejo que seja o melhor caminho. Pode até funcionar para sistemas pequenos, mas ainda assim não acho uma boa ideia. E por quê?
Nessa etapa de formação de um novo projeto e relacionamento, penso que a fábrica de software deve ser hábil o suficiente para encantar o cliente fazendo justamente o que a maioria não faz: sugerir alternativas relevantes ao cliente para que o projeto comece com o pé direito. E quais são as principais alternativas? Vejamos:
Mesmo depois de todo o seu esforço em mostrar para o cliente as vantagens de se seguir por esse caminho, não houve um convencimento? Então a solução da Ordem de Grandeza deve ser bem pensada com muitas ressalvas. É importante esclarecer para o cliente que durante a fase de detalhamento do escopo, essa estimativa será refinada e que pode haver grandes variações. Isso deve estar claro para todas as partes interessadas do projeto. Como é algo arriscado e todos aceitaram, é importante já definirem o que fazer caso se torne um fato. Faça isso com TODAS as partes interessadas relevantes do projeto.
Se você é um Gerente de Projetos que está sempre envolvido nesse contexto, seja extremamente transparente e ético. Às vezes é melhor perder um projeto do que manchar a imagem da empresa que você representa. É importante ter em mente que nem todo cliente é maduro para realizar uma contratação como essa.
E aí, gostou das dicas? Esse tema é bem profundo e tem muita coisa que dá para falar a respeito. Se você ficou com alguma dúvida, ou tem alguma sugestão, por favor, não hesite em fazê-la.
Forte abraço a todos.
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