Skip to content

A Transformação Digital começa com mudança de comportamento

Transformação Digital é um processo pelo qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, garantir melhores resultados e melhorar a relação entre sua marca e o consumidor. É uma mudança estrutural, podendo-se quase afirmar de Mindset das organizações, dando um papel essencial/fundamental para a tecnologia.

Agora você pode ouvir esse artigo! Aproveite o player abaixo para conferir a leitura do conteúdo:

A TD nas empresas é um processo que se inicia fora delas. Assim, quando alguma nova tecnologia surge e de alguma forma cria-se uma oportunidade que pode gerar uma vantagem competitiva para o negócio, ou algum tipo de ameaça pode colocar em check seu negócio, podemos entender que se cria uma oportunidade para falarmos de Transformação Digital.

Algumas empresas brasileiras ainda pensam que a TD se trata de informatizar alguma coisa. Para a DB1, o maior desafio está em ajudar os clientes a repensar o projeto, já que muitas vezes recebemos demandas com definições praticamente prontas. Não vamos automatizar algo no mundo físico, vamos construir um negócio que já nasce digital, com mindset digital, gestão digital e usuário digital. Quando conseguimos fazer nossos clientes olharem dessa forma, os projetos ficam mais assertivos, mais rápidos e mais baratos. 

A Transformação Digital pode e deve ser interpretada em três camadas:

1.    Operações (aqui é o momento que penso em otimização, melhoria nos processos, fluxos, impactos relativos ao dia a dia do seu negócio. etc…)

2.    Experiência do Cliente (quando aplicamos TD apenas a camada de operação, muitas das melhorias não são visualizadas e percebidas pelo consumidor, então a Experiência do Cliente na minha opinião é o ponto chave da TD, é onde de fato seu “esforço” em entregar o melhor é percebido pelo consumidor final.)

3.    Modelo de Negócio (é quando olhamos para o negócio existente considerando os pontos citados acima com um novo olhar, levando em conta o aprendizado necessário que originou a TD.)

Transformação Digital é só para grandes empresas?

Obviamente não. Startups já nascem com esse olhar digital, se reinventando e reaprendendo constantemente, é uma questão de sobrevivência neste século.

Quando falamos de desenvolvimento de software, estamos falando de pessoas que criam sistemas para facilitar, agilizar e melhorar a vida de outras pessoas e delas mesmas. Logo a TD está intrinsecamente envolvida em todo esse processo que é desenvolver um sistema de forma sustentável, utilizando as melhores e mais adequadas ferramentas para cada situação e que no final de tudo isso, faça, de fato, a diferença para os usuários.

Acredito fortemente que a TD está mais ligada a Mindset, pensamento inovador, olhar crítico dentro das 3 camadas, do que processos a serem seguidos. Sugiro aqui o investimento em PESSOAS, que possuam essas características. Para mim, a TD não é igual um ERP que você compra, implanta e logo sua empresa melhora, mas está relacionado a como a empresa encara o mercado e se conecta com os clientes, ou melhor, como o cliente enxerga a sua empresa.

Se tiver que citar uma fórmula para a transformação digital nas empresas, aqui vai:

·      Ingrediente 1: uma nova tecnologia

·      Ingrediente 2: uma oportunidade de melhoria estratégica identificada

·      Ingrediente 3: causar mudanças significativas em um ou mais destes pontos abaixo:

  •  Experiência do usuário
  • Processos e funcionários
  • Modelo de negócio

Um exemplo legal de TD é o nascimento do Netflix, que se deu por conta de uma transformação que a Blockbuster não conseguiu enxergar a tempo.  Ela aplicou à risca as três camadas citadas acima.

Antes de fazer QUALQUER investimento em tecnologia, certificação, falar que vai colocar todo mundo para correr de maneira “ÁGIL”, etc, é preciso saber onde quer chegar, e para saber onde quer chegar minimamente você precisa saber onde está HOJE, e por incrível que pareça muitos não sabem.

Como fazer isso? 

Sendo consumidor!

É preciso pensar como a nova geração pensa, consome, interage e principalmente como ela conduzirá o mundo novo daqui para frente.

*David Santos é Diretor Executivo e CEO da IDB1 T Services, uma empresa Grupo DB1, responsável por desenvolvimento de software sob demanda.

CEO | DB1 Global Software no DB1 Group.

Tenho conhecimentos em análises, avaliações de viabilidade econômico-financeiras, desenvolvimento e implantação de sistemas de informação, utilizando metodologias ágeis, visando automatizar processos e rotinas de trabalho entre times e departamentos da empresa. Com mais de 10 anos de experiência em TI, vivência em consultoria e atendimento a grandes clientes.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top