Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
O que é uma startup? Na visão da Associação Brasileira de Startups: “Uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza.”
Napoleão Bonaparte já dizia que nada é mais difícil do que ser capaz de decidir. Mas por que é tão difícil esse processo decisório? Porque, decidir implica necessariamente em abrir mão de algo em prol de outro. Tem-se um trade-off envolvido, ou seja, um custo de oportunidade ou preço a pagar.
Neste universo de startups e inovação, tem-se um ritmo acelerado de escolhas a serem feitas e dentre as oportunidades, observam-se:
Leia também: Inovação: como utilizar os lados direito e esquerdo do cérebro em prol de novas ações?
Sendo tantas as incertezas e opções para sua startup, defini uma matriz que pode ajudar a caminhar para que sua startup cumpra o Propósito Transformador Massivo. Mas antes, é importante lembrar de um conceito criado por Simon Sinek: o círculo dourado (golden circle).
O círculo dourado funciona em três níveis: Why, How e What (Por que você faz, como você faz e o que você faz).
Imagine se a Apple focasse no “o quê”: “Nós fazemos ótimos computadores. Eles são lindamente projetados, fáceis de usar, possuem interface amigável. Quer comprar um?”
A resposta poderia ser certamente um não.
Mas ao focar no porquê, é assim que a Apple atualmente se comunica: “Tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente. A forma que desafiamos o status quo é fazer nossos produtos bem projetados, fáceis de usar e interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores. Quer comprar um?”
Quando descobrimos o porquê, os o quês e comos se tornam mais fáceis e, então, decidir entre participar de um meetup, ir para rua validar seu produto, desenvolver novas funcionalidades no seu aplicativo, participar de um programa de aceleração, dentre outras escolhas, se tornam decisões mais leves, pois o propósito (“o porquê”) leva ao caminho mais assertivo (“o quê”).
O exemplo abaixo ilustra como funciona a matriz de decisão para contratação de um software por exemplo, sendo que a alternativa 3 seria a mais benéfica nesse caso:
Assim, na hora de montar sua matriz de decisão e definir os critérios, foque no propósito da sua startup, no porquê ela existe. Pense na jornada da dor ao valor, pois inovar é entregar valor com menos calor (Juan Bernabó). Busque uma gestão pragmática que entregue resultados significativos.
E lembre-se sempre: “Os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência” (Lisa M. Amos).
Este artigo foi postado originalmente no E-Commerce Brasil.
Comments (0)