Skip to content

Quanto seu cliente confia em você? O indicador de NPS pode responder!

Sempre que há uma interação entre duas partes uma expectativa é criada. Em uma prestação de serviço isso se torna mais evidente e muitas variáveis começam a interferir neste cenário. Assim a necessidade de um feedback se torna evidente, pois essa expectativa criada pode ser atendida, mas com que qualidade? Qual a impressão seus fornecedores passam a você? E qual impressão sua empresa passa a seus clientes?

Uma relação de confiança deve ser estabelecida quando um serviço é prestado e isso deve abranger muito mais do que a satisfação apenas com a entrega realizada. Quando nós confiamos em uma marca a ponto de indicá-la a um amigo, teremos essa marca associada à nossa própria imagem para a pessoa que recebeu a indicação, e ninguém quer “sujar” seu nome com uma indicação ruim, não é mesmo?

É neste âmbito que o indicador de NPS aparece, pois com ele conseguimos medir a “taxa de indicação” de nossa marca pelos nossos clientes, ou seja, o quanto nossos clientes confiam em nossa marca a ponto de indicarem-na a amigos e outras pessoas de seu círculo social e profissional.

O crescimento da empresa está diretamente ligado à lealdade dos clientes, pois ele ocorrerá de maneira sustentável e orgânica quando os clientes e funcionários adoram verdadeiramente fazer negócios com a empresa e contar suas experiências para outras pessoas.

Pesquisas de satisfação convencionais são muito boas para feedbacks específicos e identificação de pontos de melhoria. Mas é importante que, delas, nasçam ações no tempo certo e de maneira específica para tratar mudanças de comportamento. Aqui na DB1, nossas pesquisas são feitas com frequência e os dados são analisados, reunimos todos os responsáveis para colocar em prática estratégias que atendam às respostas apresentadas.

O NPS se mostra uma ferramenta bastante ágil e com ainda maior aceitação que as pesquisas convencionais, por ser composto apenas por uma pergunta, dificilmente é necessário despender grande esforço para conquistar uma amostra relevante de respondentes.

O que é o indicador de NPS

NPS significa Net Promoter Score, em uma tradução livre seria a taxa de promoção da marca, ou seja, o quanto nossos clientes fomentam e promovem nossa marca a outras pessoas. A metodologia de aferição foi criada nos Estados Unidos pelo consultor Fred Riechheld por meio de uma publicação em uma revista da universidade de Harvard em 2003, com o objetivo de mensurar o grau de lealdade dos consumidores de qualquer tipo de empresa. Apesar de ser uma metodologia simples e flexível, ela é amplamente utilizada e confiável e permite que a gestão da experiência do cliente seja realizada.

O NPS é gerado a partir da resposta a aquela famosa pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomenda a empresa X para um amigo ou colega?”. Com o resultado dessa pergunta os respondentes são segregados em:

  • Clientes promotores;
  • Clientes neutros;
  • Clientes detratores.

Clientes promotores

Os clientes promotores são os que respondem com a nota 9 ou 10. Estes clientes são considerados leais, entusiasmados e fornecedores de feedback, são clientes que foram impactados positivamente pela marca e confiam que a marca pode ajudar outras pessoas também.

Clientes neutros

Clientes neutros são os que respondem com notas entre 7 e 8. buscam a marca apenas quando realmente é necessário, no geral não são leais e nem entusiastas da marca.

Clientes detratores

Clientes detratores são os que respondem com notas de 0 a 6, estes clientes tiveram um impacto negativo com a marca possivelmente com uma piora em sua vida depois do contato com a marca. Clientes detratores criticam a empresa em público e muito possivelmente voltariam a fazer negócio com a empresa apenas em situações extremas.

Cálculo do indicador de NPS

Após a segregação dos clientes nessas três categorias é realizado o seguinte cálculo para chegar ao indicador de NPS:

NPS = % clientes promotores – % de clientes detratores

Após a coleta do NPS a empresa deve identificar a qual zona de classificação ela se encontra, sendo que as zonas de classificação são as seguintes:

Zona de excelência – NPS entre 100% e 75%

Zona de qualidade – NPS entre 74% e 50%

Zona de aperfeiçoamento – NPS entre 49% e 0%

Zona crítica – NPS entre -1% e -100%

infográfico indicador de NPS cálculo

É importante que o NPS seja coletado com periodicidade definida, para que sua evolução seja acompanhada, ações de conversão de detratores e neutros sejam tomadas e tenham seus resultados evidenciados. Resultados de NPS devem servir de insumo para identificação de necessidades e demandas do cliente, para que seja possível tomar ações também que cultivem os clientes promotores e assim a empresa consiga ter seus valores propagados de forma espontânea, a partir de boas recomendações de seus próprios clientes. Cultivar clientes promotores é um passo para a criação de uma boa reputação empresarial.

Temos certeza que o crescimento da DB1 está muito ligado aos feedbacks dos clientes nas pesquisas de satisfação. Aprendemos e crescemos com isso.

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top
Tech Journey | Blog | DB1 Global Software
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.