Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
Você sabia que User Experience (Experiência do Usuário/UX) pode ser mensurado e mostrar retorno sob investimento (ROI)? Mesmo que o cálculo do ROI seja desafiador por si só, é perfeitamente possível e muito valioso para justificar o investimento em UX.
Abaixo, trouxemos números interessantes para serem considerados na hora de construir seu case. As informações foram baseadas no infográfico Making a Strong Business Case for The Roi of UX, da Experience Dynamics, empresa americana de consultoria em UX.
Em fábricas de software, a velocidade é imprescindível. Atividades de UX podem reduzir em 50% o desperdício de tempo no desenvolvimento. Isso acontece porque elas ajudam a definir requisitos de usabilidade logo de início, prevenindo o retrabalho.
O tempo de desenvolvimento, por si só, já é reduzido em cerca de 33% a 55% quando o usuário é envolvido no processo. É assim pois a tomada de decisão e a priorização de atividades dos desenvolvedores ganha mais clareza.
A User Interface (UI) de um software representa:
Por isso é essencial acertar na UI de primeira!
Durante a fase de análise de requisitos, o número de alternativas possíveis de design é inversamente proporcional ao custo. Aplicar a Usabilidade nessa etapa inicial é o ideal, pois quanto mais você prosseguir no projeto, maior será o custo de alterar qualquer coisa em seu design.
Segundo uma pesquisa feita em 2009 pela Sandhill, em parceria com a NeoChange e TSIA para decifrar o valor percebido em softwares corporativos, a aceitação e adoção do software por parte do usuário são cruciais. Projetos falham sem usuários satisfeitos:
Em empresas de marketing, fidelização, retenção, engajamento e satisfação do consumidor, juntamente com a intenção de compra, são essenciais. Especialmente hoje com o mobile.
Isso foi demonstrado na otimização do site de um e-commerce. Veja o exemplo abaixo:
Resultados alcançados com a otimização:
Segundo um estudo de 2014 da Restive, apenas 3% dos sites são rápidos e responsivos no mobile. Diz ainda que 86% dos usuários preferem apps à sites mobile. Porém, ainda que prefiram aplicativos, 67% dos usuários são mais suscetíveis a comprar por sites mobile friendly (de acordo com um estudo da Google).
A experiência do usuário lhe dará:
O ROI oculto vem de resultado sobre um esforço geral. Muitos benefícios do esforço de UX são, por vezes, despercebidos.
Outra boa notícia é que Experiência do Usuário aumenta os Indicadores-chave de Performance (KPI’s) em 83%!
Podemos definir ROI como: Técnica de avaliação sobre as despesas de capital), decisões financeiras (mensura performance, rentabilidade e etc), avaliação de taxa de retorno, avaliação de eficácia da gestão, dentre outros múltiplos fatores e decisões para pesar. ROI = Estimativa!
Objetivo: Aumentar a Performance
Métricas:
Objetivo: Aumentar a Exposição
Métricas:
Objetivo: Aumentar a Credibilidade
Métricas:
Objetivo: Reduzir a Carga de Recursos
Métricas:
Objetivo: Aumentar as Vendas
Métricas:
1 – Aumento geral de receita e conversão (fidelização)
2 – Menos ligações ao suporte (o que geraria custo)
3 – Diminuição de desenvolvimento desperdiçado (ganho de eficiência)
4 – Aumento da satisfação de clientes (incluindo B2B)
5 – Risco reduzido de projetar o que não deveria
93% dos executivos consideram o aprimoramento de User Experience uma prioridade estratégica. Não é à toa que as empresas estão priorizando User Experience.
O Design Centrado no Usuário (User Centered Design), por vezes, também resulta num ROI oculto. Veja 3 passos para aplicar o Design Centrado no Usuário:
Cada dólar investido em UX significa 100 dólares em retorno. Gasta-se 10% para receber 83%! O ROI é essencial para justificar a Usabilidade em projetos. Se o retorno financeiro da UX era um mistério, agora ficou claro como mensurar os benefícios!
Quer saber mais sobre como aplicar UX e Usabilidade no desenvolvimento de projetos de software? Confira o Ciclo de Capacitação sobre o assunto, são 4 vídeos exclusivos e o acesso é gratuito.
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