Skip to content
introducao-ao-contract-testing

Lightning Talk: Introdução a Contract Testing

Quando falamos de arquitetura de microsserviços no desenvolvimento de softwares também afirmamos uma grande variedade de códigos originados de diferentes programadores, distribuídos em diversos serviços rodando de maneira independentes, cada um focado em atingir único objetivo.
Quando possuímos um número serviços rodando para resolver um problema de negócio é comum e quase que inevitável que exista a “conversa” entre um ou mais microsseviços (integração).

Porém, justamente pelo número elevado de mentes, todas com seus próprios estilos de programação e formas variadas sobre como lidar com determinados processos, a dificuldade de unificar ideias fica cada vez mais evidente. Assim, é necessário encontrar algum tipo de saída para que tudo funcione da forma mais adequada possível. 

Para apresentar um estilo de teste que andou ganhando presença no mercado e direcionar como resolver o problema na integração de microsseviços, o Aroldo Donizeti preparou uma Lightning Talk mais do que especial.
Nela ele irá falar sobre Contract Testing, uma forma de garantir a comunicação entre os microsserviços de diversos desenvolvedores. 

Mas como funciona o Contract Testing? 

O Contract Testing funciona de forma bem simples.
Nele é criado uma linha de raciocínio compartilhada para o projeto, isto é exposto por um “contrato” que deve ser respeitado por todos que desejam utilizar para integrar em suas regras próprias.
Ele surge com o intuito de estabelecer uma padronização na comunicação e para que nenhum “ruído” nas integrações ocorram.

Tecnicamente falando essa padronização deve ser revisitada e “testada” de maneira automática assim garantindo a que a integração de todos microserviços esteja sempre funcionando.
Tudo isso para gerar um aproveitamento maior entre equipes/microserviços e o produto não perder nada com isso.Assista a Lightning Talk para entender sobre:

  • Conceitos básicos de Arquitetura para Microsserviços;
  • Conceitos básicos de testes;
  • Conceitos básicos de arquitetura distribuída;
  • Contract Testing e alguns exemplos;

E muito mais! Quer saber mais sobre Contract Testing e outros processos? Acompanhe nossas Lightning Talks para saber muito mais sobre tecnologia.

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top