Outsourcing e proteção de dados: cinco estratégias que toda empresa de tecnologia precisa considerar
Nos últimos anos, o modelo de trabalho em outsourcing tem ganhando cada vez mais defensores…
Hoje em dia, é comum as pessoas dizerem que não têm tempo, alguns de vocês talvez busquem ter mais tempo, outros visam aproveitar melhor o tempo, pode ser que seu objetivo seja fazer mais coisas em menos tempo ou ainda escolher como usar melhor o tempo. Mas afinal, o que é tempo?
Eu, particularmente, gosto da definição de Jaime Wagner que diz: “Tempo não é dinheiro, tempo é vida. E vida é muito mais do que dinheiro.” Desde quando passei a lidar com essa concepção de tempo finito de vida, que vai do nascimento até a morte, passei a pensar em estratégias de como administrar melhor o tempo, visto que nós temos que viver nestas vinte e quatro horas do dia. “Delas nós devemos extrair riqueza, prazer, dinheiro, satisfação, respeito e evolução da nossa alma. O seu uso correto, o seu uso mais eficaz, é questão de máxima urgência. Tudo depende disso.” (Arnold Bennett).
Mas no que consiste administrar o tempo?
Administrar o tempo é Agir mais e Reagir menos, pois a ação é uma resposta voluntária, na qual está imbricado o conceito de responsabilidade, ao passo que a reação é uma resposta automática condicionada. Agir é escolher fazer o uso do tempo da melhor forma possível, visando o resultado final. Ou seja, é agir de forma eficiente para gerar a eficácia. Pois, “fazer o que precisa ser feito, bem feito, na primeira tentativa, com menos esforço, gera o melhor resultado!” (Ilson Rezende).
Costumo dizer que não existe falta de tempo, mas sim falta de prioridade, sendo que a cada escolha há várias renúncias, na economia esse processo de escolha é chamado de custo de oportunidade ou preço a pagar, pois temos que escolher o que fazer primeiro, visto que não é possível fazer tudo ao mesmo tempo.
Esse processo de escolha e priorização está atrelado à importância ou tamanho do valor que aquilo representa, sendo que o valor está relacionado ao tamanho do ganho ou perda, de forma que o que tem maior valor precisa ser feito antes. Para definir o tamanho do valor eis algumas estratégias:
Assim, é necessário ter noção de importância e não senso de urgência.
Mas como priorizar? A matriz ABCD elucida esses conceitos de importância e urgência, conforme ilustração abaixo:
Como pode ser observado na ilustração acima, a urgência está relacionada ao prazo fatal, ou seja, quanto mais próximo do prazo de entrega, maior a urgência e a importância, por sua vez, diz respeito ao tamanho do valor, diz respeito à necessidade e qualidade.
Assim, para ser uma pessoa de alta performance é necessário administrar o tempo de forma eficaz, priorizar as coisas importantes, ter coragem para ir além dos seus limites e auto-controle e disciplina para seguir em frente em direção aos resultados que gerem prosperidade para todos.
Comments (0)