Skip to content
Tech Journey por que projetos atrasam tanto?

Por que é tão comum projetos de TI atrasarem?

Uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review aponta que 70% dos projetos de TI são entregues fora do prazo, sendo grande parte deles projetos de softwares.

 Segundo uma pesquisa aplicada pela Universidade de Oxford, projetos de TI ultrapassam em média 45% do orçamento inicial e atrasam em 7% o cronograma original que foi apresentado pelo fornecedor.

Nesse artigo, o objetivo é apresentar quais os principais motivos que levam a esses atrasos e entender um pouco melhor o cenário de TI no Brasil, além do que empresas podem fazer para não caírem nessas estatísticas.

Vamos lá, começaremos com alguns dos pontos negativos em que as empresas erram ao realizar projetos de TI

O que leva as empresas a atrasar tanto?

Falta de objetividade na proposta do projeto

Para que um projeto tenha sucesso e seja realizado no prazo combinado, é importante que seu objetivo seja bem definido. Desde as tarefas que precisam ser realizadas até quais pessoas irão realizar essas tarefas.

Muitas vezes observamos empresas que não possuem um bom planejamento de projeto, e por isso no meio do caminho acabam encontrando obstáculos que prejudicam e atrasam o andamento das tarefas, o que além de diminuir sua qualidade também atrasa o projeto, já que medidas que não estavam nos planos tiveram que ser tomadas.

Por isso, é muito importante que o briefing do projeto seja muito bem feito. Se as expectativas do cliente e da empresa estiverem alinhadas, é muito mais difícil que o andamento do projeto saia do controle e que o prazo de entrega tenha que ser adiado.

Testes mal realizados

Um software bom é um software sem bugs.

Quanto mais sua empresa realizar testes de qualidade em seu produto, menor será sua taxa de retrabalho. Um software de baixa qualidade vai apresentar vários bugs, o que deixa o cliente insatisfeito além de dar mais trabalho para sua equipe, tirando a atenção de coisas mais importantes e prazos que deveriam ser cumpridos.

Negligenciar a análise de risco

Um dos pontos importantes de um projeto e que muitas vezes é deixado de lado por empresas é a análise de riscos. Ao realizar uma análise de riscos corretamente, a empresa consegue detectar situações que iriam atrasa-la, poupando tempo e dinheiro do projeto e aumentando a qualidade de seu serviço.

O que as empresas podem fazer para evitar atrasos em projetos?

Foco em estar com as expectativas alinhadas às do seu cliente é um dos principais fatores para não atrasar projetos. A partir do momento em que a empresa e seu cliente estão cientes do que está acontecendo e em que fase está o produto, fica muito mais difícil que aconteçam imprevistos.

Investir em capacitação quanto à gestão de projetos, entrosamento da equipe e um bom plano de negócio são outras maneiras que também aumentam o nível de qualidade do projeto e reduzem as chances de atrasar entregas.

O que foi possível concluir?

A partir desse artigo é possível concluir que ainda falta maturidade para empresas de tecnologia em relação à gestão de projetos.

Muitas vezes percebemos que, por não terem uma boa estratégia de planejamento, investimento e capacitação em gestão, as empresas deixam a desejar ao serem contratadas para um projeto – não na questão de qualidade, mas sim na assertividade quanto a definição de prazos e estruturação para conclusão dessas tarefas.

Mas o cenário está mudando, e para melhor

Cada vez mais podemos encontrar empresas que conseguem atender às expectativas dos clientes e cumprir com seus prazos. Sendo assim, mesmo ainda tendo um grande caminho pela frente já é possível enxergar melhoras em relação a projetos e prazos.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top