Lightning Talk PWA Progressive Web Apps
Desenvolvimento

Lightning Talk – Progressive Web Apps, será essa a nova tendência!?

Lightning Talk PWA Progressive Web Apps
Comunicação DB1
25 de março de 2019
Lightning Talk PWA Progressive Web Apps

Você já ouviu falar de Progressive Web Apps (PWA)? Talvez não conheça pelo nome, mas certamente essa metodologia já te salvou como usuário.

Isso mesmo, como usuário! É simples: se alguma vez você conseguiu acessar uma página web em seu celular sem conexão, isso só foi possível pela PWA.  É ela que te livra do “jogo do dinossaurinho” e permite acesso a determinados sites mesmo em modo avião. Vamos entender mais sobre Progressive Web Apps?

O que são Progressive Web Apps e como funcionam?

PWA não é uma tecnologia, não é um framework. São conceitos que você pode ir agregando, independente do framework utilizado. É o que explica Eduardo Spaki, arquiteto de software há 15 anos.

Os Progressive Web Apps permitem conectividade pois usam dados em cache. Assim, existe a opção do cache e dos tradicionais dados de rede: o que chegar primeiro, vence. Mas quem sai ganhando é você, que precisa acessar algo com urgência enquanto é refém do lie-fi.

lie-fi

Lie-Fi: aquele sinal fraco que te passa a ilusão de estar conectado, porém não conecta absolutamente nada.

Além disso, a PWA permite uma experiência parecida com a de aplicativos ao acessar páginas web. Basta abrir o navegador e marcar a opção de “Instalar site como aplicativo”. Assim, o site ganhará um ícone na tela e terá os dados em cache prontos para o acesso.

“Entendi, é bacana para o usuário. Mas e para quem desenvolve?”

O desenvolvimento mobile e a experiência do usuário andam juntos. Colados. Pense o seguinte: Você desenvolve um aplicativo incrível de pagamento de estacionamento, mas ao avaliar os resultados percebe um engajamento péssimo. Por que?

Dentre várias possíveis razões, uma delas pode ser porque o usuário não tem conexão suficiente na hora de baixar e/ou utilizar o app. Assim, perde-se a conveniência e o usuário acaba optando por ir pagar a conta ao invés de perder tempo tentando baixar um app de 80 MB com o wi-fi fraco do shopping. Usar a metodologia PWA ajuda a garantir o sucesso do seu app.

No Lightning Talk abaixo, apresentado por Eduardo Spaki, você confere:

  • Mais exemplos da utilidade da PWA
  • Cases de sucesso
  • O histórico do desenvolvimento web
  • A resposta definitiva: PWA é tendência?

Assista o Lightning Talk de Eduardo Spaki sobre PWA

Este Lightning Talk fez parte da nossa Semana do Programador! Outras 4 apresentações serão postadas no blog nas próximas terças:

  • A viewpoint about DevOps – Tiago Bono (30/out)
  • Um bate-papo sobre segurança, tecnologia e inovação – Amanda Lima (6/nov)
  • Como se tornar relevante na área de tecnologia sem perder a humildade ou ser um rockstar – Gabriel Ferreira (13/nov)
  • O dia a dia de um desenvolvedor com deficiência visual- Alexandre Costa (20/nov)

Acompanhe o blog para não perder os conteúdos. E se você quer receber mais informações sobre desenvolvimento de aplicativo e outras tecnologias, assine a newsletter da DB1 IT Services.

Até a próxima!


Escrito por

Comunicação DB1

Inscreva-se e receba nossa newsletter!

Estamos sempre gerando conteúdos inéditos para compartilhar conhecimento com você, além das últimas notícias de tecnologia.