Skip to content
Thumbnail dos participantes do webinar sobre comunicação assertiva

[Webinar] Comunicação Assertiva – Como criar conexão entre líder e equipe no trabalho remoto

A comunicação assertiva está presente no seu dia a dia com sua equipe? Você sente que todos conseguem captar de primeira a sua intenção em sua fala?

É comum que, dentre times de um projeto e seus líderes, algumas informações escapem e mal-entendidos aconteçam. Porém, ser comum está longe de ser o ideal. Quanto mais rápido todos conseguem demonstrar que entenderam a mensagem, maior será a segurança de todos sobre os próximos passos.

E quando falamos de equipes remotas? Com a distância, a comunicação assertiva se torna um elemento vital para que você continue conectado com seu time. As mensagens textuais não carregam seu tom e sua expressão facial. Mas mesmo em conferências de vídeo, pode ser que esses elementos se comprometam e exijam um esforço a mais para alcançar a assertividade. Vamos falar sobre isso?

O que é a comunicação assertiva

A comunicação assertiva é uma habilidade que exige que o emissor e o receptor da mensagem tenham real e total compreensão dela. Por isso, a comunicação deve ser clara e objetiva. Quando um líder se comunica com sua equipe, é indispensável que tudo seja claro para evitar tanto os erros no projeto quanto os problemas de relação entre os membros do time.

Por assertividade, estamos falando não só de uma comunicação direta e clara, mas com a expressão correta das emoções. Elas estão presentes e devem ser consideradas. A conversa é profissional, mas é preciso que todos se sintam bem e na mesma página. Assertividade envolve a afirmação dos direitos e expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, honesta e apropriada, sem violar o direito das outras pessoas.

A psicóloga Jaqueline Bordin esclarece a importância de lembrar que a assertividade implica respeito e não servilismo. Seu objetivo é a comunicação, ter e conseguir respeito, pedir jogo limpo e deixar aberto o caminho para o compromisso quando se enfrentam as necessidades e direito de duas pessoas. Nesses compromissos, nenhuma pessoa sacrifica sua integridade básica e os dois conseguem fazer com que sejam satisfeitas algumas de suas necessidades.

Veja mais sobre a definição de Jaqueline Bordin sobre a comunicação assertiva.

Como se comunicar assertivamente com sua equipe remota

Para te ajudar a colocar em prática a comunicação assertiva, convidamos para um webinar 3 gerentes da DB1 Global Software com experiência em equipes remotas.

São eles:

 

This Post Has One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Tech Journey é o blog da DB1 Global Software. Focado em informações sobre o mercado de tecnologia, é feito com a participação de colaboradores e convidados.

Redes Sociais

Política de Privacidade

Canal de Ética

Uma Marca:

Selos e certificados:

Back To Top