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atividades:
Os times são compostos por pessoas de diferentes culturas e valores. Chegamos nos meios corporativos, onde passamos a conviver em grupos com pessoas que não conhecemos, temos que aprender a trabalhar em conjunto em prol de um objetivo a ser alcançado.
Porém, fatores que influenciam na performance das nossas atividades são os ruídos na comunicação, pois além de muitas vezes não validarmos o entendimento de uma informação recebida ou de uma informação repassada, lidamos com vários tipos de pessoas que registram as informações predominantemente de forma visual, auditiva e/ou sinestésica.
Mas o que tudo isso tem haver com o tema?
No final das contas, a base para bons relacionamentos inicia-se com uma boa comunicação. E aqui inicia a minha história: Fui convidada para facilitar a retrospectiva de um time de infraestrutura que já trabalhava há muito tempo junto, porém os membros estavam tendo dificuldades na condução da transmissão de avisos importantes para os colaboradores da empresa. Essa dificuldade ocorria, principalmente, com os times de desenvolvimento de software. Esse time se sentia desmotivado e tinha a sensação de que não era valorizado pelos colegas, pois sempre ouvia reclamações da prestação de serviços que estava realizando.
Ao saber dessa história, eu trabalhei com uma dinâmica onde os integrantes do time poderiam validar as dificuldades e qualidade utilizada na comunicação efetuada por eles.
Adaptei a dinâmica da tartaruga, baseada na Metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®, onde o time percebeu primeiramente a existência de diversos fatores que interferem em sua comunicação e nos relacionamentos, como ruídos, falta de clareza na emissão ou recepção da informação e/ou a falta de validação dessa comunicação.